Barrancas do Rio Taquari precisam ser recuperadas

A responsabilidade pela preservação é de toda a população do Vale, que deve participar ativamente dos projetos de recuperação.


0
Desbarrancamento da Rua Oswaldo Aranha, trecho histórico da cidade (Foto: Rafael Scheeren Grün / Arquivo / Divulgação)

É de fundamental importância para o Vale do Taquari, principalmente para os municípios banhados pelo Rio Taquari, o trabalho de recuperação das barrancas, que de tempos em tempos, são atingidas pelas enchentes. O assoreamento do leito do rio, nesta última enchente, aconteceu de forma mais preocupante, em diversos locais, nos municípios de Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Lajeado, Estrela, Bom Retiro do Sul e Taquari. A responsabilidade pela preservação é de toda a população do Vale, que deve participar ativamente dos projetos de recuperação.


ouça o comentário

 


 

Temos que elaborar projetos com esta finalidade, com objetivos de curto, médio e longo prazo. O que fazer? Como fazer? Quando fazer?

Devem ter a participação das prefeituras municipais, das câmaras de vereadores, da Amvat e Avat, dos órgãos públicos, das entidades empresariais, da Univates, de técnicos especializados, como engenheiros civis e florestais, geólogos, biólogos, ambientalistas e da comunidade regional.

É um assunto de segurança nacional, e por isso, devemos pleitear verbas do governo federal para realizar os trabalhos de recuperação. Lajeado já encaminhou aos órgãos competentes, a nível federal, um projeto detalhado, sobre todos os estragos causados pela última enchente. Os demais municípios atingidos, também encaminharam projetos da mesma natureza e finalidade.

O trabalho de recuperação deve ser feito de forma conjunta e organizada pelos municípios do Vale do Taquari, porque os efeitos causados pelas enchentes, atinge a todos, de uma forma ou de outra. Estão todos interligados. O que acontece num município vai trazer reflexos para os outros.

Temos exemplos que foram feitos por países da Europa, banhados pelos rios Sena, Reno, Danúbio e outros. Eles conseguiram dominar os efeitos naturais causados por enchentes. Hoje, na Europa, todas as cidades banhadas por rios, transformaram-se em polos turísticos e de grande desenvolvimento.

É o momento da nossa região mostrar sua força e união para resolver este grave problema de assoreamento das barrancas do Rio Taquari. Vamos transformar um problema, em solução, que dê segurança e propicie o crescimento e desenvolvimento da região do Vale do Taquari.

O futuro pertence as pessoas que acreditam nos seus sonhos.

Italo Reali, empresário e integrante do Comitê Gestor de Revitalização do Centro Histórico

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui