Italo Reali: “É necessária a construção de uma nova ponte sobre o Rio Taquari, entre Lajeado e Estrela”

"Temos que ter outra ponte, fora do eixo da BR-386, para permitir um deslocamento mais rápido e seguro", afirma o empresário Italo Reali no quadro "Direto ao Ponto", no programa "Troca de Ideias".


4
Foto: Arquivo / Grupo Independente

Os prefeitos e as câmaras de vereadores de Lajeado, Estrela, Santa Clara do Sul, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio e também dos demais municípios do Vale do Taquari devem unir esforços para realizar um trabalho conjunto para conseguir a aprovação da construção desta nova ponte. Devem, com urgência, fazer contatos com a frente parlamentar do Rio Grande do Sul na Câmara Federal e com os senadores gaúchos, para encaminhar esta solicitação aos órgãos federais competentes.


ouça a participação

 


 

É uma reivindicação muito importante da população da região para dar maior mobilidade urbana e segurança no trânsito para as pessoas que se deslocam, diariamente, entre as duas cidades. O tráfego na BR-386, entre Lajeado e Estrela, é de 30 mil veículos por dia. Temos que ter outra ponte, fora do eixo da BR-386, para permitir um deslocamento mais rápido e seguro. Não são poucas as vezes que, por conta de um acidente, ou até mesmo de obras nas pistas, temos congestionamentos quilométricos entre as duas cidades.

Italo Reali (Foto: Divulgação)

A cidade de Tubarão (SC) é dividida pelo Rio Tubarão e tem cinco pontes que ligam os seus bairros. Em 27 de novembro de 2019 foi autorizada a construção de mais uma ponte, com 142 metros de comprimento, 23,65 metros de largura, com quatro pistas, canteiro central e espaços para pedestres e ciclistas. Ela está orçada em R$ 9,2 milhões.

É um ótimo exemplo a ser seguido por nós do Vale do Taquari. Tubarão tem 106 mil habitantes. Lajeado e Estrela, juntos, tem 121 mil habitantes, sem falar nos demais municípios do Vale e de fora da região que seriam beneficiados. No Vale do Taquari são 360 mil habitantes. Temos que nos unir para alcançar nossos objetivos.

Esta é uma reivindicação do Comitê Gestor do Plano de Revitalização do Centro Histórico de Lajeado, desde a sua criação em 2012. Algumas sugestões para a localização da ponte são: ruas Benjamim Constant, João Abott, São Sebastião, General Osório, Rio Branco a serem analisadas no projeto. São projetos desta grandeza que devemos buscar e implantar para dar vazão ao crescimento e desenvolvimento cada vez maior do nosso Vale do Taquari.

Italo Reali, empresário e membro do Comitê de Revitalização do Centro Histórico de Lajeado

 

4 Comentários

  1. Devemos pensar em toda a região, não só em Lajeado, a melhor localização seria fazer um prolongamento da trans santa Rita até Cruzeiro do Sul, um ótimo lugar para ponte, iria reduzir distâncias e várias cidades seriam beneficiadas

  2. que fosse entre Estrela e Cruzeiro do Sul ,para acessar a 386 poderia ser feito o trajeto pela transantarita ,desafogando os trevos de acesso a Lajeado e Estrela ,e quem viesse de Venâncio e região não precisaria entrar em Lajeado e Estrela no centro para chegar na 386.e quem sabe o trevo da BRF em Lajeado e acesso a Santa Clara diminuiria o o fluxo ,porque também está precisando urgente de uma grande obra ,que nunca sai do papel .

  3. Entre Lajeado e Estrela só existe um acesso, mas é duplicado e Seguro!
    A Prioridade para Região, com relação a Mobilidade entre os Municípios, deveria ser a Duplicação da RS130 entre Lajeado e Arroio do Meio. Rodovia esta que, a cada dia, está Mais Perigosa. Antes, era somente nos horários de Pico. Hoje, é durante o Dia Todo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui