“É necessário eleger bons governantes que possam transformar bons projetos em realidade”, afirma Paulo Uebel

Reunião-almoço promovida pela Acil nesta terça-feira contou com a palestra do ex-secretário de Desburocratização do governo federal


0
Líder empresarial Paulo Spencer Uebel foi o palestrante do evento (Foto: Elisangela Favaretto)

Nesta terça-feira (28) ocorreu a reunião-almoço promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e o Instituto de Formação de Líderes (IFL) Lajeado. Na oportunidade houve a exposição do líder empresarial, ex-secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, fundador e vice-presidente da Cristalina Saneamento, Paulo Spencer Uebel.


ouça a reportagem

 


Durante a explanação, Uebel destacou que estamos num ano eleitoral e por isso é importante ter clareza na escolha dos governantes. “É necessário eleger bons governantes que possam transformar bons projetos em realidade. É muito importante dar atenção para o parlamento, elegendo bons deputados estaduais, federais, senadores que vão ter a capacidade de fazer as reformas estruturais que o Brasil precisa para ter um crescimento sustentável”, destacou.

Uebel deu algumas dicas para que a gestão pública tenha melhores resultados. “O Estado deve focar naquilo que é essencial, eliminar todas as exigências das atividades de baixo risco e fazer a transformação digital do serviços que são mais demandados pela população; além de uma ampla revisão normativa para poder reduzir o número de atos normativos e facilitar a compreensão do cidadão”, elenca.

Ainda, conforme Uebel, “o Estado tem que fazer uma ampla reforma administrativa para cortar privilégios e uma reforma tributária que simplifique e reduza a carga tributária”, cita.

Foto: Elisangela Favaretto

O líder empresarial, que acredita no crescimento do Brasil em cerca de 2%, cita que tanto as empresas como os órgãos públicos devem eleger de três a cinco prioridades. Além disso, segundo Uebel, é importante que tenham foco no resultado final; que todos da equipe saibam quais são as prioridades da empresa; que tenham estratégias alinhadas e organogramas simples e enxutos.

Uebel também frisou que os resultados dependem de foco e compromisso e, por isso, deixou algumas propostas para que a administração pública possa servir melhor e desburocratizar. São elas: clareza do mandato e das prioridades; estratégia, estrutura e pessoas alinhadas; eliminação de exigências/ etapas, campos/ações – matriz de risco; prazos máximos em todas as atividades/órgãos; transformação digital; ampla revisão normativa; uso de dados e evidências para qualificar políticas; acompanhar índices e rankings e novas formas de servir melhor a sociedade.

Texto: Elisangela Favaretto

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui