É preciso conversar sobre os incômodos cotidianos que permeiam nossas relações

Confira o comentário da jornalista, psicóloga e psicanalista clínica Dirce Becker Delwing.


0
Foto: Pixabay

Antes de sair de casa, deixei um prato com frutas picadas para meu esposo. Coloquei no lugar de praxe para que ele logo visse. À noite, quando cheguei em casa, observei que o pratinho estava na geladeira. Nem mexido foi. Fiquei incomodada porque, quando descasquei as frutas, até pensei em comer, mas estava com pressa e não teria tempo de preparar outra coisa para ele.


ouça o comentário

 


 

À noite, durante o jantar, ele comentou que não havia comido nada à tarde. Nem deu tempo para retrucar. Logo em seguida, minha filha apareceu na sala para agradecer pelas frutas que eu teria deixado e pediu desculpas por não ter comido logo. Nisso, nós três rimos juntos. A filha ficou feliz porque a mãe havia deixado um lanche. O esposo estava apático porque não havia café da tarde. A esposa parecia chateada porque o marido não havia comido as frutas.

Uma situação tão simples e banal mostra o quanto é preciso conversar sobre os incômodos cotidianos. Isso vale para as relações familiares e também para o ambiente corporativo. Quantas vezes, uma conversa face a face poderia esclarecer os fatos. Sim, face a face. Muitas vezes pela praticidade, optamos pelo envio de mensagens, especialmente pelo whats. Acreditem ou não, muitos casais usam o whats para discutir questões de foro íntimo, ao invés de conversarem pessoalmente.

O que é escrito nem sempre é bem interpretado por aquele que recebe a mensagem, sem falar que é mais fácil perder as estribeiras num áudio que você grava enquanto ainda está pensando, ou mesmo, no calor da emoção, você pode dizer coisas que nunca diria e, assim, piorar a situação. Por isso, ao identificar um possível desentendimento com um colega, um amigo ou um familiar, prefira conversar pessoalmente para ser mais eficiente, assim a probabilidade da questão ser resolvida de forma satisfatória é maior. Se você é líder de equipe, chame o funcionário quando precisa adverti-lo de alguma falha. Da mesma forma, quando você dá um elogio pessoalmente, ele fica muito mais encorpado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui