Atuando há dez anos em Boqueirão do Leão, o padre Paulo Mayer faleceu aos 54 anos de forma trágica e deixa saudades para comunidade local. O católico era natural de Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, mas criou laços em Boqueirão exercendo a função de pároco da Paróquia São João Batista. Conforme o advogado e ex-prefeito do município, João Davi Goergen, a população está consternada por conta do ocorrido. “É uma perda irreparável para nós, o padre estava há dez anos aqui e ficaria mais um ano, sentimos muito por isso, era querido por todos”, relata.
ouça a reportagem
Além de membro da comunidade católica, o padre também era amigo dos munícipes, como conta Goergen. “Éramos colegas de futsal, jogávamos juntos todas as quartas-feiras, ele era uma pessoa animada, sempre tínhamos uma flauta, pois era gremista e eu sou colorado, e então foi uma grande surpresa ontem, quando eu por volta do meio-dia fiquei sabendo da morte”, relata. O advogado estava em viagem e retornou para Boqueirão do Leão após receber a informação sobre a perda.
A necropsia do corpo foi feita em Ijuí e por isso não haverá atos fúnebres em Boqueirão do Leão. Ele será levado diretamente a Santa Cruz do Sul onde é realizada uma missa restrita para familiares. Em Boqueirão, a Igreja da Matriz permanece aberta para comunidade prestar homenagens. “As pessoas estão fazendo momentos de orações e reflexões pela morte do padre Paulo, ainda procuramos clarear e entender o fato”.
Conforme o membro da comunidade católica, indícios dão conta de que o padre passava por algum tipo de depressão, por conta da pandemia e por ser uma pessoa que ajudava o próximo, porém ele não demonstrava mudanças no comportamento. “Ele esteve na última sexta-feira no meu escritório de advocacia e aparentemente estava normal, então creio que tenha sido uma decisão de momento, alguma coisa assim”, pondera Goergen.
O amigo lamenta a perda e relata que o município de Boqueirão do Leão está triste e em silêncio. “A cidade está em choque por esse acontecimento, vamos levar algum tempo para entender, isso tudo pela forte liderança que o padre tinha, ele era querido por todos”, ressalta. Informações dão conta de que Mayer faleceu na madrugada do último domingo (14), sendo seu corpo encontrado por sobrinhos em um açude. A morte também foi informada em uma rede social pelo Bispo Diocesano Dom Aloísio Alberto Dilli, que lamentou o ocorrido.
Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br