Economia da China cresce 3,2% no segundo trimestre

Confira as informações do programa Correspondente Independente das 8h.


0
Foto: Carlos Garcia Rawlins / Reuters

A economia da China cresceu 3,2% no segundo trimestre em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (16), recuperando-se de uma contração de 6,8% – a primeira desde 1992 – no primeiro trimestre induzida pela crise sanitária do coronavírus. A recuperação do Produto Interno Bruto (PIB) do gigante asiático foi mais forte do que o previsto por analistas, que esperavam crescimento de 2,5%. O desempenho do PIB da China desperta interesse devido ao peso do país na economia global. Apesar do crescimento, a economia caiu 1,6% nos primeiros seis meses em relação ao ano anterior, informou o Departamento Nacional de Estatística. A segunda maior economia do mundo está se recuperando lentamente nos últimos dois meses, embora a recuperação da crise induzida pela pandemia tenha sido desigual. O governo lançou uma série de medidas, incluindo mais gastos fiscais, isenção de impostos e cortes nas taxas de empréstimos e nas reservas bancárias para reviver a economia, devastada pelo coronavírus, e apoiar o emprego.

Brasil tem média de 1.067 mortes por dia por coronavírus na última semana; 11 estados mais DF têm alta de mortes, mostra consórcio de veículos de imprensa

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta quarta-feira (15). O país registrou 1.261 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 75.523 óbitos. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil na última semana foi de 1.067 por dia, uma variação de 8% em relação aos óbitos registrados em 14 dias. Com média móvel de 1.067 mortes por dia, os últimos sete dias foram os mais letais no país.

LDO é aprovada na AL-RS com novo congelamento de salários

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira, durante sessão plenária virtual, o projeto do Executivo relativo à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2021. Quatro emendas foram feitas ao texto original, que determina o congelamento dos orçamentos de todos os Poderes e, mais uma vez, dos salários do funcionalismo público estadual. Hoje, era o prazo limite para votação da matéria, que deve ser sancionada até o fim do mês
Além da LDO, os deputados também aprovaram o cancelamento do recesso parlamentar, previsto para ocorrer de 17 a 31 de julho.

Marchezan anuncia nova etapa de testagem para coronavírus em Porto Alegre

Uma nova etapa de testagem para o novo coronavírus já começou em Porto Alegre. O anúncio foi feito em transmissão virtual realizada no fim da tarde desta quarta-feira, com o prefeito Nelson Marchezan Júnior, o secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer e o secretário-adjunto da Saúde, Natan Katz. O que muda agora, conforme Katz, é que até então só eram testadas as pessoas com sintomas e, agora, também pessoas que tiveram contato com casos confirmados de coronavírus, mesmo que assintomáticas, poderão ser testadas.

Bolsonaro sanciona, com vetos, o novo marco legal do saneamento básico

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira (15) o novo marco do saneamento básico. A lei facilita a participação de empresas privadas no setor.
Ele sancionou a lei com 11 vetos, que não alteram os principais pontos aprovados no Congresso. Acaba a preferência das companhias estaduais para prestar serviços de água e esgoto. Agora, contratos só com licitação entre empresas públicas e privadas. As prestadoras de serviço terão de cumprir metas: até 31 de dezembro de 2033, 99% da população terá de ter água potável em casa, e 90% das residências com coleta e tratamento de esgoto. Os contratos terão de usar a água de forma racional, diminuindo perdas na distribuição e reaproveitando os despejos. Se as metas não forem alcançadas, a prestadora perde o contrato e o município retoma o serviço. O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que com o aumento da concorrência, espera R$ 600 bilhões e investimento nos próximos 14 anos. Um dos vetos contrariou governadores que queriam preservar os contratos que estão em vigor, feitos sem concorrência. Com o veto, esses contratos poderão continuar, mas deverão ser reajustados até 2022 e incluir todas as exigências e metas da nova lei.

Lajeado encaminha ofício ao Estado para tentar evitar bandeira vermelha

A um dia do fim do prazo para a contabilização de dados de mais uma rodada do programa de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Lajeado encaminhou, nesta quarta-feira (15), ofício ao comitê de dados do sistema pedindo que pacientes de outras macrorregiões, internados em UTIs locais, não sejam contados para o Vale. Se isso ocorrer, a bandeira pode mudar para vermelha. O documento aponta que a maioria dos pacientes que estão na macrorregião de Lajeado pertencem a outras. Das 27 pessoas internadas em UTIs com confirmação para a doença 15 são de outros locais, ou seja, 55,5%. Já entre os 13 com suspeita, que aguardam resultado de exame, oito são de fora. Neste caso o percentual é de 61,5%. Esta não é a primeira vez que o Vale do Taquari faz o pedido ao Estado. A região está na nona semana consecutiva de bandeira laranja, que permite, com restrições, a abertura do comércio e o funcionamento dos serviços.

Defesa Civil Estadual emite novo alerta para inundações no Vale do Taquari

A Defesa Civil Estadual emitiu na tarde desta quarta-feira (15) um alerta para possibilidade de inundação em 17 cidades gaúchas, em decorrência das chuvas acumuladas previstas para a partir de amanhã (16). O alerta tem vigência de 48 horas e foi emitido em função risco hidrológico (inundações) nas bacias dos rios Taquari, Gravataí, Sinos e Caí. O aviso inclui cinco cidades do Vale do Taquari: Lajeado, Roca Sales, Estrela, Muçum e Encantado. O alerta vale ainda para Santa Tereza, na divisa da Serra com o Vale do Rio Pardo, onde passa o Rio das Antas, que desemboca no Rio Taquari e outros 11 municípios gaúchos. Segundo a Defesa Civil, ao longo da quinta-feira (16) as chuvas retornam ao Estado, acumulando os maiores volumes novamente na metade norte gaúcha, onde o solo já encontra-se saturado e os rios acima da normalidade em função das chuvas e eventos de cheia ocorridos nos últimos dias. A MetSul Meteorologia, estima que choverá entre 50mm e 70mm da tarde para a noite desta quinta-feira (16) na Serra, sendo que em alguns municípios a chuva já poderá chegar pela manhã. De acordo com o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Univates, são estimados 27mm para Lajeado nesta quinta. Na sexta-feira de manhã, o tempo já deve limpar. RS

Fifa marca jogo de estreia da Copa do Mundo do Catar para o dia 21 de novembro de 2022

A Fifa divulgou nesta quarta-feira detalhes sobre a Copa do Mundo 2022, que será disputada no Catar. A principal delas é a agenda de partidas do mundial, com a estreia marcada para o dia 21 de novembro, no Estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor, às 7h (horário de Brasília). A final deverá ocorrer no dia 18 de dezembro, ao meio-dia, no Estádio Lusailque, que tem capacidade para 80 mil espectadores. Uma das principais inovações da Copa 2022 será os quatro jogos por dia na fase de grupo. Com mais uma partida diária do que nas últimas edições, a Fifa diminuirá o tempo da classificatória para 12 dias. Os horários ainda podem sofrer alterações, mas, de acordo com os divulgados nesta quarta, serão as 7h, 10h, 13h e 16h (de Brasília).

Produção e apresentação: Júlio César Lenhard
Próxima edição: hoje, ao meio-dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui