Eduardo Leite mexe com o tabuleiro político gaúcho para manter a pretensão de concorrer à presidência

No alinhamento entre PSDB e MDB, as costuras são em alto escalação e não têm apoio da base, como aqui no Vale do Taquari


2
Eduardo leite (Foto: Governo do RS / Reprodução)

Falta acertar com as bases

A um ano e meio das eleições de 2022, o governador Eduardo Leite (PSDB) mexe com o tabuleiro político gaúcho para manter a pretensão de concorrer à presidência da República. Se ganha aliado de um lado, é o caso do MDB, perde de outro, como o Democratas e todos os seguidores do presidente Bolsonaro. E não é o PSDB, partido de Leite, o mais atingido pelas mudanças e sim o MDB, seu novo forte aliado. As costuras são em alto escalação e não têm apoio da base. Cito aqui exemplos de Lajeado, Teutônia, Arroio do Meio, onde MDB e tucanos são adversários políticos. O encaminhamento das sucessões no Planalto e no Piratini terão novos e sucessivos capítulos pela frente. O desafio de Leite será o convencimento no interior. Precisará ter respaldo aqui para tentar algo maior.

Limpa, limpa

Em visita a Lajeado nesta semana, o empresário Luciano Hang foi recebido pelo prefeito Marcelo Caumo no terreno onde está sendo construída a loja da Havan. Em vídeo postado em suas redes sociais, Hang aparece ao lado do prefeito e do presidente da Câmara, Isidori Fornari, pedido “liberdade para empreender” e criticando o PT que, segundo ele, “só atrapalha”. Referindo-se a Lajeado, que já teve prefeito e cinco vereadores do partido e hoje tem somente um, disse: “estão limpando a cidade. Limpa, limpa, limpa. O pessoal só sabe atrapalhar, não serve pra nada”, em referência ao partido de Lula. Luciano Hang é defensor ferrenho do presidente Jair Bolsonaro e crítico dos partidos e governantes da esquerda.

Não se omita

A morte do menino Henry Borel, 4 anos, chocou todos nós. É mais um caso inaceitável de violência contra crianças. No mundo, grande parte da violência infantil ocorre dentro de casa, e o agressor é conhecido da vítima. Em tempos de pandemia, crianças e adolescentes estão mais expostos a formas diferentes de violência, tanto física, sexual e psicológica. Somos responsáveis por protegê-los. Observar mudanças de comportamento e denunciar se necessário é nossa obrigação. Não se omita.

Restrição maior, falta de vacina igual

Jornalista Eduardo Eggers, natural de Paverama, mora há cinco anos na Irlanda. Nesta semana, Eggers me relatou em conversa pelas redes sociais que o governo de lá aumentou de cinco para 20 quilômetros a área de circulação das pessoas e de que, por mais que estejam ocorrendo flexibilizações, ainda há restrições severas e punição. Pubs, famosos no país, e restaurantes não podem abrir. A Irlanda, mesmo sendo parte do Reino Unido e infinitamente menor do que o Brasil, também tem registrado uma certa lentidão nas vacinas. Até agora, vacinas foram liberadas somente para as faixas etárias acima de 60 anos. Eggers, que tem menos de 30, calcula que receberá a imunização somente pelo mês de outubro ou novembro.

Curtas

** Governo gaúcho não convence nas explicações. Por que reter vacina?

** CPI da Covid agora é apenas uma forma de atrasar ainda mais todas as pautas importantes para o país.

** Corte de verbas no IBGE, sem o Censo Demográfico. E sem o recenseamento é lidar com números incertos do que somos.

** Governo libera clientes em restaurantes até 22h e fechamento até 23h em bandeira preta no RS. Academias poderão voltar a fechar às 22h. Comércio não essencial e demais serviços seguem com fechamento obrigatório até 20h. E poderão atuar aos sábados.

** Imprensa que cobre o Palácio Piratini diz que Leite se compara a Olívio Dutra, com falas alongadas, sem pausa, sem perguntas.

** Fatos bons acontecem todos os dias. Difícil é noticiá-los.

** O Senado aprovou a prorrogação do prazo para a declaração do Imposto de Renda. O prazo final para a entrega é 30 de abril, mas a proposta estende o prazo até 31 de julho. O projeto agora retorna à Câmara.

** Serviços públicos precisam evoluir. A Caixa Federal só atende com horário marcado. O horário para marcar é das 8h às 13h. Mas ninguém atende.

2 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui