Elmar Schneider e Eduardo Leite se encontraram no aeroporto de Brasília

Os dois conversaram sobre uma "baita notícia": o RS como zona livre de febre aftosa sem vacinação


0
Foto: Divulgação

Baita notícia
Prefeito de Estrela, Elmar Schneider, e o governador do RS, Eduardo Leite, se encontraram no aeroporto de Brasília nesta semana. Ambos retornavam ao Estado após compromissos na capital federal. Schneider foi em busca de recursos para Estrela. E Leite assistiu ao evento que reconheceu o Rio Grande do Sul como zona livre de febre aftosa sem vacinação. Após a oficialização do certificado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Leite e as secretárias estaduais Silvana Covatti (Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural) e Ana Amélia Lemos (Relações Federativas e Internacionais) participam de live com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Este foi o tema da conversa entre prefeito e governador enquanto esperavam o voo. A pecuária gaúcha ganha em padrão de qualidade e abre portas pelo mundo.


Surpresa
Surpreendeu a declaração do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, defendendo o voto impresso auditável. Lupi disse que Brizola foi vítima de fraude eleitoral no Rio, quando da sua primeira eleição para governador. A fraude, na época, foi desmascarada por Cesar Maia, que depois foi secretário da Fazenda de Brizola. A declaração não soou bem entre os partidos de esquerda.


Tendência é liberar
A tendência é que a prefeitura libere a prática de futebol e outros esportes coletivos em Lajeado na próxima semana, mas com restrições à permanência nas áreas de convivência. Até dia 31 está tudo proibido. Na próxima terça-feira, a prefeitura tem uma reunião para avaliar o assunto. Os números apontam de queda de casos Covid na cidade.


Para movimentar o Porto
O município de Estrela assina contrato com a empresa Nutritec Suprimentos Agropecuários LTDA na próxima segunda-feira. Ela irá administrar a antiga área da CESA – Companhia Estadual de Silos e Armazén junto ao Porto. A municipalidade foi notificada pela CESA em 15 de março deste ano sobre o encerramento de suas atividades, passando a entregar ao município a gestão do patrimônio (próprio e de clientes). Diante da urgência e necessidade o município realizou Cessão Onerosa e a Nutritec fez a melhor proposta. A empresa pagará mais de R$ 53 mil mensais para explorar a área do porto.


Isenção para motos
O presidente Bolsonaro anunciou nesta semana que o governo avalia isentar motociclistas da cobrança de pedágio em rodovias já concedidas em contrato. O presidente já havia anunciado que as motos estarão isentas da cobrança nas novas concessões. Para parlamentares gaúchos, o presidente disse que virá a Porto Alegre para uma mega moto-carreata, como tem feito em outros grandes centros. Episódios que rendem ao presidente inúmeras críticas em época de pandemia.


CURTAS:
** Advogado Rodolfo Agostini é o novo procurador municipal em Estrela. Especializado em advocacia criminal e pós-graduando em direito público com ênfase emdireito constitucional, aceitou o convite do prefeito Elmar Schnider e iniciou os trabalhos nesta semana.
** O Papa Francisco experimentou nesta semana o chimarrão feito com uma erva de marca uruguaia, cuja matéria-prima é cultivada em Encantado. A cidade que pretende convidar o papa para a inauguração da estátua de Cristo, prevista para o final do ano.
** O governo federal elabora um decreto para proibir que plataformas que hospedam  sites e redes sociais apaguem publicações ou suspendam usuários. O decreto afetará diretamente empresas como Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.
** Serão chamados para depor à CPI Covid os governadores estaduais Wilson Lima, do Amazonas; Helder Barbalho, do Pará; Wellington Dias, do Piauí; Ibaneis Rocha, do Distrito Federal; Mauro Carlesse, do Tocantins; Carlos Moisés, de Santa Catarina; Antônio Denarium, de Roraima; Waldez Góes, do Amapá; e Marcos Rocha, de Rondônia. O ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel foi incluído pelos senadores. O govvernador Eduardo Leite, RS, que constava das listas iniciais, foi excluído.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui