Em homenagem à Camila Pires, orientadora lança livro a partir de seu trabalho de conclusão de curso

"Narrativas Socioambientais no Jornalismo Literário de Eliane Brum" mostra o estilo de jornalismo literário, investigativo e sensível da jornalista, que faleceu em julho de 2020 em decorrência de câncer no fígado


0
Professora de Jornalismo e orientadora do trabalho, Jane Mazzarino (Foto: Tiago Silva)

A professora de Jornalismo e pesquisadora Jane Mazzarino lançou o livro “Narrativas Socioambientais no Jornalismo Literário de Eliane Brum” pela Editora Quipá. A obra surgiu a partir do trabalho de conclusão de curso da jornalista Camila Flávia Pires, ex-colaboradora do Grupo Independente, falecida em julho de 2020 em decorrência de um câncer no fígado. O trabalho de Camila foi orientado por Jane no curso de Jornalismo da Univates. A professora diz que a publicação do material é uma homenagem à ex-aluna.


ouça a entrevista

 


Obra é resultado da análise de 12 colunas de Eliane Brum publicadas no El País (Foto: Tiago Silva)

Jane descreve as características e preferências de Camila, que tinha uma veia jornalística literária e investigativa, e um olhar sensível ao contexto social. A orientadora e co-autora explica que o livro é uma investigação sobre o jornalismo literário socioambiental.

Trata-se da análise de 12 colunas de Eliane Brum — jornalista e grande inspiradora da carreira de Camila — sobre a construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no estado Pará.

Os textos foram publicadas por Eliane no jornal El País. “Belo Monte destroçou vidas, realocou pessoas que perderam a identidade dos lugares, e isso está relatado nas colunas da Eliane Brum de uma forma muito sensível, e a Camila soube muito bem trazer isso para o livro de uma forma sensível e, ao mesmo tempo, sem perder a objetividade”, observa Jane.

Antes de falecer, quando estava no processo de tratamento, amigos organizaram um encontro virtual entre Camila e Eliane Brum. Agora, após a publicação da obra, a co-autora Jane Mazzarino diz que entrará em contato novamente com a jornalista e enviará uma cópia. O livro já está disponível em formato e-book no site da editora, de forma gratuíta. Foram impressos apenas 50 edições, disponibilizados à família da autora.

Foto: Reprodução / Arquivo pessoal

A trajetória de Camila

Camila Pires faleceu em 8 de julho de 2020, no Hospital Santa Rita, em Porto Alegre, com 28 anos. Ela lutou por oito meses contra um câncer no fígado. Natural de Boqueirão do Leão, ela havia se formado em Jornalismo em 2018, pela Univates.

Em sua carreia, iniciada na assessoria de imprensa, atuou no jornal O Informativo do Vale antes de chegar à Rádio Independente. No grupo, trabalhou de 11 de novembro de 2016 a 1º de abril de 2019. Era apresentadora do Independente Notícias, além de quadros como o “Boas Notícias”. Por fim, atuava no setor de comunicação da Unimed.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui