Em Lajeado, testagem da Unimed com mais de 600 pessoas identifica 12,4% de casos positivos para Covid

Foram 84 testes positivos. Destes, 61 já estão curados no município. Além de Lajeado, diagnóstico contemplou outros quatro municípios.


0
Enfermeiro responsável pela aplicação dos testes, Luís Felipe Pissaia (Foto: Tiago Silva)

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) realizou, no final de setembro, uma campanha de testagem, oportunidade disponibilizada a seus clientes em cinco cidades: Lajeado, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Encantado e Charqueadas.

Conforme o enfermeiro responsável pela aplicação dos testes, Luís Felipe Pissaia, a ação foi lançada no dia 21 de outubro e as inscrições foram fechadas em 24 de outubro. “Ficamos monitorando conforme a disponibilidade de cada cidade. A procura foi grande, ainda na quinta-feira nós fechamos as inscrições das cinco cidades”, explica.


ouça a entrevista

 


No total, foram realizados 928 exames, na modalidade de testes sorológicos. Destes, oitenta e quatro pessoas foram contaminas pelo novo coronavírus (9,05% entre o total de exames), e 23 ainda estão com o vírus ativo atualmente (61 já estão curados).

“Realmente, os clientes não apresentavam sintomas e eles foram fazer o teste por curiosidade. Viram que estava disponível e foram fazer o teste, e chegou lá e deu reagente. Sempre foi uma surpresa para eles. E a maior surpresa para nós, enquanto equipe, foi que eles não tiveram nenhum sintoma, no máximo uma dor de cabeça ou um mal-estar leve”, explica o enfermeiro.

Apesar disso, ele faz um alerta: ““Essas pessoas não tiveram sintomas tão graves, mas outras podem ter, principalmente aquelas dos grupos de risco”. Pissaia observa também que “o vírus tem comportamento diferente em cada um de nós”.

Lajeado foi o município com maior número de testes realizados pela Unimed VTRP, com 603. No município 75 tiveram contato com o vírus (12,4% do total), e 19 casos estão ativos.

– Em Encantado foram realizados 107 testes, com um caso ativo e um recuperado;
– Em Santa Cruz do Sul foram identificados um caso ativo e um recupera, em 136 exames;
– Em Venâncio, dos 46 testes, constatado um ativo e dois curados;
– Em Charqueadas, em 36 exames, resultou em um caso ativo e dois curados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui