Em passagem por Lajeado, presidente da Emater/RS comemora safra de verão de soja

Em 2020 foram 11 milhões de toneladas, enquanto neste ano chegou a 22,2 milhões de toneladas


0
Presidente da Emater/RS Geraldo Sandri no escritório (Foto: Caroline Silva)

O presidente da Emater/RS Geraldo Sandri, cumpre agenda no Vale do Taquari e esteve nesta terça-feira (25) no escritório regional da Emater em Lajeado. Na oportunidade, ele destacou o sucesso da safra de verão de soja no Rio Grande do Sul, o que gerou um aumento expressivo em relação ao ano passado. “Em 2020, produzimos 11 milhões de toneladas de soja e em 2021 20,2 milhões de toneladas, sendo 80% de grãos com o dobro do preço, uma fortuna que vai entrar na agricultura e na pecuária”, comemora.


OUÇA A REPORTAGEM 


Mas em contrapartida, o presidente diz que a escassez do milho preocupa o setor. “O milho está com o preço elevado, porém com escassez do produto, e isso traz um problema de custo de produção, em especial para proteína animal, a avicultura sofre reduzindo a produção pela alta de custo”, conta.

Para Sandri o ano já é considerado muito bom para o produtor, além de trazer incentivo ao trabalhador rural. “Temos uma super safra, para o consumidor se complicou, mas para o produtor rural, que precisa ser motivado para estar no campo, é muito bom. Quando vejo preços melhores vejo produtores rurais mobilizados”, destaca.

O presidente da Emater/RS também participou de reunião com as equipes da Emater e se encontrou com o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) Paulo Kohlrausch, para articulações.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui