Em Travesseiro, livros vão até a casa dos moradores para incentivar a leitura

Projeto Biblioteca Itinerante, Livros Viajantes é uma iniciativa da Secretaria de Educação, que percorre o município com uma van personalizada


0
Van percorre as localidades de Travesseiro (Foto: Caroline Silva)

E se os livros fossem até sua casa todo mês? Pois em Travesseiro isso é realidade. A Secretaria Municipal de Educação criou o projeto Biblioteca Itinerante, Livros Viajantes, que percorre as localidades com uma van personalizada e uma caixa de som que anuncia a chegada das obras.

A secretária de Educação, Michele Raquel Kunrath, conta que a ideia surgiu depois de perceberem que a biblioteca municipal estava recebendo poucos alunos. “Verificarmos que a nossa biblioteca estava vazia. A retirada de livros é feita na sua totalidade pelos estudantes, mas no período de pandemia essa analisa nossa se intensificou. A gente pensou então em inverter esse processo, levar os livros até a residência das pessoas e temos uma aposta muito grande na ideia”, destaca.

Coordenadora do projeto, Rosinei Barcella (Foto: Caroline Silva)

A coordenadora do projeto, Rosinei Barcella, fala que um dos objetivos é incentivar o hábito de ler. “Com a pandemia, muitas pessoas não foram mais a biblioteca e essa foi a forma da biblioteca ir até a casa das pessoas, e também para termos mais leitores para ampliar a visão e o vocabulário”, comenta.

Manuella aprova

Manuella Camini Grooders, de 11 anos (Foto: Caroline Silva)

A estudante do 6º ano Manuella Camini Grooders, de 11 anos, aprovou a chegada dos livros em sua casa. Ela confessa não ter o costume de ler, mas diz gostar de desfrutar das obras.

“Eu não tenho o hábito de ler, mas gosto. Às vezes pegava na biblioteca, mas assim é bem mais fácil porque a van vem e depois tu devolve o livro”, conta.

Dalci de Castro, de 75 anos, também recebeu livro (Foto: Caroline Silva)

O roteiro é planejado a cada mês e divulgado na página do Facebook da Biblioteca Pública Municipal Prof. Egon Andschau. Durante o mês de julho, a van irá circular nas tardes de quarta-feira.

O primeiro roteiro foi nesta quarta-feira (7). O veículo leva várias opções de livros para todas as idades.

Confira o roteiro completo

14/07 – Linha Cairú e Sede, Rua 20 de Março e proximidades;
21/07 – Três Saltos Alto, Médio e Baixo;
28/07 – Barra do Fão, São João, São João Alto e Picada Felipe Essig.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui