Empresa lajeadense voltada à moda fitness e praia, inova ao lançar máscaras e camisetas antivirais

Podange criou produtos que têm a característica de inativar o vírus — entre eles o Sars-CoV-2, causador da Covid-19 — e bactérias. E mais: Na Cozinha, Estilo e Papos Com Quem Sabe.


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Apresentadora Aline Silva (e), estilista Lu Moccellin e a idealizadora da Podange Josi Müller (Foto: Jonas de Siqueira)

No programa Papos de Mulher deste sábado (29) recebemos para o bate-papo a idealizadora da Podange Josi Müller e a estilista da marca Lu Moccellin. Conforme Josi Müller, o seu foco é voltado à moda fitness e praia, com incentivo a atividades ao ar livre e um olhar especial para tecidos inteligentes.

A empresa lajeadense lançou recentemente as primeiras máscaras e camisetas antivirais da região. Os produtos têm a característica de inativar vírus — entre eles o Sars-CoV-2, causador da Covid-19 — e bactérias. Além disso, auxiliam na proteção UV50+. A tecnologia aplicada nos produtos antivirais é o fio de poliamida Amni® Virus-Bac OFF, desenvolvido pela Rhodia.

A Podange surge no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) a partir da idealização de Josi Müller quando realizou o curso de especialização em Gestão da Criatividade e Inovação na Univates. Ela detalha que o foco da startup é trabalhar com tecidos inteligentes que proporcionem benefícios ao consumidor que vão além do vestir. Inicialmente atuando com produtos que protegem o corpo de raios ultravioleta, no momento a Podange também produz máscaras, camisetas e uniformes antivirais.


ouça a entrevista

 


O problema

Na hora de colocar a mão na massa e criar seu empreendimento, Josi diz que pensou em qual problema o negócio poderia resolver na vida das pessoas. A ideia surgiu de pronto quando, na praia, ela percebeu que existe a intenção das pessoas de ficarem expostas ao sol. No entanto, o filtro solar, que tem efeito curto, acaba deixando resíduos na água do mar — fato que já gera preocupação em diversos países, como a Austrália. Então, a ideia foi criar uma moda praia para permitir às pessoas ficarem expostas ao sol com menor uso de protetor solar e mais segurança. Ela procurou parceiros e indústrias têxteis que desenvolvessem tecidos com viés tecnológico.

Conforme Josi, a indústria têxtil está muito voltada à inovação nos tecidos, tornando-os mais inteligentes. “Descobrimos um tecido que tem alta respirabilidade e ainda assim protege do sol. Nossa primeira coleção foi lançada no verão entre 2019 e 2020.”

A experiência permitiu que a Podange conhecesse o mercado. Na sequência foi lançada a coleção de inverno, a Podange Tech, que estimula o biometabolismo. Nesse caso, agregados ao fio estão cristais bioativos que são estimulados pelo calor do corpo humano. A reação culmina com a liberação de raios infravermelhos longos. “Quais os benefícios? Ele vai melhorar a maciez da pele, a elasticidade, além de diminuir sinais de celulite”, explica Josi.

O fio antiviral

Assim que a Podange identificou o fio antiviral, visualizou a oportunidade de oferecer uma nova linha de produtos que também pudessem contribuir para o combate à pandemia de coronavírus.

Foto: Divulgação

Em tempo recorde foram desenvolvidos máscaras, camisetas e jalecos, um trabalho realizado por diferentes fornecedores para disponibilizar os itens antivirais no mercado regional. “Fomos pioneiros em identificar a possibilidade na região e, provavelmente, no RS. Levamos cerca de 30 dias para desenvolver todo o processo e disponibilizar o produto no mercado”, revela Josi.

Em junho, quando a Podange soube que a Rhodia havia certificado um fio com ação antiviral, a poliamida Amni® Virus-Bac OFF, Josi comenta que entendeu ser uma oportunidade para o negócio — mesmo que não tenha planejado lançar uma segunda coleção em 2020. “O fio é importante neste momento em que buscamos a retomada da nossa vida de alguma forma”, relata. A gestora buscou o suporte do Tecnovates para investir na nova linha com mais segurança.

Saiba mais no site da empresa, www.podange.com.br no perfil do instagramna página da Podange no facebook, ou entre em contato pelo WhatsApp (51) 9 9912-4865.


 

Estilo, com Douglas Petry

Douglas Petry (Foto: Divulgação)

Todo sábado, o consultor Douglas Petry traz um conteúdo especializado em moda, arte, decoração, estilo e bom gosto.

Nesta edição do Papos de Mulher, Douglas fala sobre a volta da moda dos anos 80. O brilho, cor e glamour da época está com tudo nos dias atuais. Mais do que isso, o volume está de volta com ombreiras, mangas bufantes e calças largas.

Ouça o quadro!

 


Papos Com Quem Sabe

Ana Claudia Kist (Foto: Divulgação)

No quadro Papos Com Quem Sabe deste sábado (9), a especialista em marketing e idealizadora do Atelier de Mkt em Venâncio Aires, Ana Cláudia Kist dá dicas de merchandising.

Ouça o quadro!

 

 


Na Cozinha: Nhoque de Pão

com Daniel Bortolini.

Ingredientes:

1 xícara (chá) de leite
2 ovos
Sal a gosto
15 fatias de pão de fôrma sem casca
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de parmesão ralado
2 litros de água
Molho de sua preferência
Queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture bem os ingredientes (menos a água e o molho) e deixe descansar por 10 minutos. Coloque a água pra ferver. Assim que ferver pingue colheradas de massa, usando uma colher de café. Quando subir à tona, retire com uma escumadeira e coloque em uma travessa. Regue com molho de tomate de sua preferência, polvilhe parmesão e sirva na sequência.

Ouça o quadro!

 

Imagem e base da receita: guiadacozinha.com.br

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