Empresa responsável pelo VAR no jogo do Inter se manifesta por nota

CBF havia solicitado explicações por parte da empresa dos acontecimentos em São Januário.


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Foto: Ricardo Duarte / Sport Club Internacional

Após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se manifestar sobre a polêmica do primeiro gol do Internacional contra o Vasco no domingo (14), a empresa responsável pela operação do VAR na partida emitiu uma nota explicando o que aconteceu. A nota emitida na segunda-feira (15), confirma que houve um problema técnico com o software que proporciona a colocação das linhas de impedimento. Conforme a empresa Hawk-Eye, o software foi recalibrado para a sequência do jogo, porém no momento da checagem do gol marcado por Rodrigo Dourado, esse processo estava em andamento.

Confira a nota na integra:

“Durante a partida Vasco da Gama x Internacional na data 14 de fevereiro de 2021, ocorreu, lamentavelmente, um problema técnico que afetou a disponibilidade das linhas de impedimento.

Esse inconveniente foi causado pelo baixo ângulo das câmeras, em conjunto com a sombra se movendo no campo. Embora seja uma ocorrência muito incomum no software, a equipe operacional imediatamente seguiu o procedimento para recalibrar o sistema, o que foi concluído em poucos minutos. Infelizmente, esse processo não havia sido concluído quando a revisão foi solicitada e as linhas não estavam disponíveis para uso.

A questão foi comunicada ao VAR, que seguiu o protocolo de acordo com os requisitos da FIFA e da IFAB, informando ao campo a situação, e que nenhum erro claro e óbvio poderia ser determinado apenas com base nas imagens da TV, recomendando ao árbitro de campo manter sua decisão inicial de validar o gol.

O sistema estava totalmente operacional no início da partida e imediatamente após a recalibração, conforme as imagens abaixo. A tecnologia Hawk-Eye e nossos operadores cumprem os mais altos padrões de qualidade, no entanto, situações como essa nos inspiram a sempre nos dedicarmos no sentido do aprendizado e da inovação.

A Hawk-Eye gostaria de pedir desculpas à CBF e aos torcedores de futebol em geral por este inconveniente, e garantir que temos o compromisso de inovar continuamente e aprimorar a tecnologia para tornar todos os esportes, inclusive o grande jogo de futebol, uma experiência mais justa e mais emocionante. ” 

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