Empresário Astor Ely é a carta na manga do PTB para a eleição em Bom Retiro do Sul

Se não concorrer, empresário será peça fundamental na campanha de oposição ao atual prefeito Edmilson Busatto.


0
Gilmar Southier

Oposição definida

Partidos de oposição avaliam que a migração do ex-prefeito Ricardo Rockenbach para o lado do atual prefeito Neco (PSB), em Travesseiro, define o quadro da corrida eleitoral deste ano. Ricardo pertence ao Progressistas, partido que hoje forma o bloco de oposição junto com o MDB e PTB. Dirigentes da sigla entendem que aceitar o cargo de secretário de Obras do atual governo é uma “rebeldia”, tendo em vista que ele participava das reuniões da oposição até mês passado. Como o grupo definiu que Gilmar Southier seria o pré-candidato a prefeito, Rockenbach juntou-se com o governo. O bloco de oposição mantém firme o propósito de renovar o quadro do executivo na eleição deste ano. Na divisão das funções, o MDB terá o candidato a prefeito, o PP lançará o vice e o PTB a nominata a vereança.

Opção do PTB

Para a eleição municipal em Bom Retiro do Sul, o PTB tem na manga a opção do empresário Astor José Ely como candidato a prefeito. O partido conversa com outras siglas de oposição, e são pelo menos dois os nomes que consideram viáveis como candidatos. Pelo trabalho desenvolvido na comunidade e conhecedor das carências do município, entendem que o empresário, se não concorrer, será peça fundamental na organização da campanha de oposição ao atual prefeito Edmilson Busatto.

Astor Ely

A novidade

Em época de pré-campanha eleitoral, a novidade em Teutônia é o nome do ex-vice Ariberto Magedanz como possível candidato a prefeito pelo Progressistas, tendo como vice a vereadora Keetlen Link, do MDB. O cenário mudou após a desistência de Renato Altmann de concorrer. Os partidos de oposição migrariam apoio ao candidato Celso Forneck, do PDT. Mas houve descontentamento interno de lideranças do MDB. O namoro entre PP e MDB não é de hoje. Os dois partidos já governaram o município juntos. Querem repetir o feito a partir de 2021. Teutônia poderá ter três ou quatro candidatos a prefeito. O atual, Jonatan Brönstrup (PSDB), vai à reeleição.

Ariberto Magedanz

Sem consenso

Tudo indicava uma possibilidade de consenso na eleição de Anta Gorda este ano. Mas ninguém quer abrir mão da cabeça de chapa. Dirceu Sperandio (Sadia) foi o nome indicado pelo MDB para compor com Madalena Zanchin, do Progressistas. O partido da atual prefeita não aceitou o nome sugerido. É muito provável que agora o MDB coloque à disposição o nome de Vanderlei Moresco, que já foi duas vezes prefeito. Por outro lado, o empresário do progressistas Jairo Casagranda já convidou para conversas os integrantes do PSL. A ideia seria uma aliança, mas o PSL não abre mão de carreira solo. Por outra via, Alvimar Tremea, do MDB, também procurou o PSL. Puseram na linha até o deputado estadual tenente-coronel Luciano Zucco para tratar do assunto. Até agora pouco evoluiu.

Curtas

** O apelo era para não ter aglomerações na visita do presidente Bolsonaro a Bagé na sexta-feira. Enganou-se quem pensou nesta possibilidade.

** Prudente o isolamento do prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo. Não dá para brincar com o vírus.

** Agosto começa neste sábado. Que seja um mês de gostos e não de desgostos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui