Encantado estuda áreas de terra para construir distritos industriais

Segundo o prefeito Jonas Calvi, a arrecadação de ICMS em junho caiu cerca de 40%; em maio o tombo foi de 17%


0
Encantado foi uma das cidades duramente atingidas nas enchentes de setembro de 2023 e maio de 2024 (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Encantado está estudando áreas de terra fora de risco de inundação para a construção de distritos industriais, num esforço para minimizar as perdas econômicas e a fuga de empresas devido às enchentes constantes no Vale do Taquari. Segundo o prefeito Jonas Calvi, a arrecadação com ICMS em junho caiu cerca de 40%, e em maio o tombo foi de 17%. Isso após a maior catástrofe ambiental da história do RS, no começo de maio.

Calvi relata que a prefeitura já avaliava áreas desde a cheia de setembro, processo que ganha ainda mais urgência. “Isso já está bem avançado, inclusive, estamos encaminhando para a Câmara de Vereadores nessa semana ainda um ´projeto de financiamento”, adianta.

“Não é qualquer lugar que a gente consegue fazer a construção de distritos industriais”, conhece o gestor público. Uma área que era cogitada pegou enchente em maio. Agora, a prefeitura lança olhares sobre dois bairros, em regiões mais altas, para estes distritos.

Quando a avaliação territorial estiver completa, o município vai contatar os proprietários para negociar a aquisição. O objetivo é uma saída amigável, num acordo financeiro.

Para fazer frente ao desafio econômico, a administração pede autorização do Legislativo para fazer a compra dessas áreas para distritos industriais e também para custear a infraestrutura de um loteamento com 100 casas para vítimas das enchentes na cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui