Encantado, Vespasiano Corrêa, Roca Sales e Muçum se unem em prol do turismo

A partir de agora, haverá encontros mensais periódicos para alinhamentos conjuntos entre as quatro prefeituras


0
Foto: Divulgação

Os secretários municipais de turismo de Vespasiano Corrêa, Muçum, Roca Sales e Encantado reuniram-se para definir estratégias conjuntas para o desenvolvimento do turismo na microrregião. A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) participaram do encontro que deverá ser mensal, tem como objetivo criar ações, cursos e projetos de qualificação unificados para todos os municípios.

O secretário municipal da Agricultura e Abastecimento, Daniel Gavineski, é quem responde pelo setor de Turismo de Vespasiano Corrêa. Ele explica que a ideia é fomentar, na microrregião formada pelos quatro municípios, alternativas conjuntas para qualificar o setor. “Podemos criar cursos de boas práticas, contratando esta formação de maneira conjunta. Por meio destas reuniões, que serão mensais, queremos discutir e encontrar soluções coletivas”, conta.

Gavineski destaca que cada um dos quatro municípios deverá concluir a instalação dos conselhos municipais de turismo. Órgão que deve auxiliar a gestão pública na tomada de decisões e escolha de investimentos na área. “Em algumas prefeituras este processo está mais adiantado. Em outros, um pouco menos, mas todos deverão ter este conselho em pleno funcionamento”, aponta o secretário. A partir de agora, haverá encontros mensais periódicos para alinhamentos conjuntos entre as quatro prefeituras. Um novo encontro já está marcado para o dia 6 de julho.

Antes disso, Vespasiano Corrêa já agendou uma palestra sobre turismo rural. Na parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Federação dos Trabalhadores Rurais do Rio Grande do Sul (Fetag/RS), ocorre no dia 9 de julho uma palestra no Auditório da Escola Municipal de Educação Básica Esperança, um encontro sobre empreendedorismo rural. “Os empreendimentos que recebem turistas estão sempre em busca de conhecimento na área do turismo, para cada vez mais estarem preparados para o crescimento do segmento no município de Vespasiano Corrêa e região na como um todo”, conta.

O evento será aberto, mas com vagas limitadas, por conta das restrições de público, impostas pelos protocolos sanitários de prevenção e controle do coronavírus. AI/RC

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui