A chuva que ocorreu no Rio Grande do Sul desde a madrugada de sexta-feira (26) causou a primeira cheia de 2017 no Vale do Taquari. Conforme levantamentos das defesas civis da região, 36 famílias precisaram ser removidas de suas casas nas cidades de Lajeado, Estrela e Arroio do Meio. Pelos menos 31 vias foram interditadas na região, após terem sido tomadas pelas águas.

Lajeado

52 pessoas de 15 famílias estão alojadas no ginásio 3 do Parque do Imigrante, em Lajeado.

Posted by Rádio Independente on Sunday, May 28, 2017

A primeira família a deixar sua casa, às 17h, reside na Rua Francisco Oscar Karnal, na São José, no Centro. Depois outras 14 famílias foram retiradas de suas moradias, na própria Francisco Oscar Karnal, na Borges de Medeiros e na Carlos Spohr Filho, no Centro. A última família a ser alojada no ginásio 3 do Parque do Imigrante, chegou às 5h15 deste domingo.

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Heitor Hoppe a previsão inicial de retirada de 25 famílias não ocorreu, provavelmente porque algumas que, antes moravam em regiões ribeirinhas, se mudaram recentemente para o Residencial Novo Tempo II, no bairro Jardim do Cedro. Os animais de estimação das 52 pessoas desabrigadas estão alojados junto ao pavilhão de shows do Parque do Imigrante. Os telefones da Defesa Civil de Lajeado (sem whatsapp) são 99828-4971 e 3982-1150.

Oito ruas foram bloqueadas pelas águas em Lajeado: Francisco Oscar Karnal (São José/Centro), Leopoldo Heineck (Centro) Carlos Spohr Filho (São José/Centro), Arnaldo Uhri (Jardim do Cedro), Dois Irmãos e Delfino Costa (Conservas), Décio Martins Costa (Centro e Hidráulica) e Santos Filho (Parque dos Dick).

Estrela

Abrigo em Estrela. (Foto: Natalia Ribeiro)

A Defesa Civil de Estrela fez a retirada de 20 famílias nos bairros Centro, Imigrantes e Moinhos, além do loteamento Marmitt. São pelo menos 80 pessoas, divididas entre 13 famílias desabrigadas, que foram levadas para o Ginásio Ito Snell, e sete desalojadas, que estão na casa de amigos e parentes. Os animais foram acomodados numa sala ao lado prédio. Foram utilizados cinco caminhões, sendo que apenas um dos veículos pertence ao órgão e os demais são de voluntários.

Bloqueios ocorrem nas ruas Olinda Mallmann, Imigrantes; João Lino Braun, entre Boa União e São José; Albino Francisco Horn, entre Alto da Bronze e Imigrantes; Mathias Petter Sobrinho (Imigrantes); Pedro Balduíno Fink (Auxiliadora); Arnaldo José Diehl (Cristo Rei); Princesa Isabel (Imigrantes); Estrada da Divisa, entre a Linha São Jacó e Linha Wink; Estrada Nicolau T. Hoss (São José); Travessa Müller, entre São Jacó e Novo Paraíso; Estrada Municipal da Cascata, Novo Paraíso a São Jacó; Estrada Municipal Antônio Barth (Arroio do Ouro); e Estrada Municipal Antônio Barth, no Cristo Rei (fundos do Parque Princesa do Vale). Ainda não há previsão de liberação para esses trechos.

Arroio do Meio

Rua dos Wünch, no Centro de Arroio do Meio. (Foto: Ricardo Sander)

Por menos de um metro de elevação do Rio Taquari, mais de 15 famílias deixaram de ser atingidas em Arroio do Meio. Com isso, apenas uma família foi retirada de sua casa, na Rua D. Pedro II, no Centro. A mesma foi levada para casa de familiares.

Quatro ruas foram interditadas em Arroio do Meio: D. Pedro II (Centro), Estrada dos Wünch (Centro), Estrada Geral de Forqueta Baixa e Estrada Geral da Cascalheira. Às 12h de sábado, houve deslizamento de terra na localidade de Morro São Roque, em Palmas. Às 16h30 o trânsito foi liberado em meia pista.

Colinas

Foto: Natalia Ribeiro

Em Colinas há interrupção apenas no acesso ao município, na ERS-129. Placas sinalizam o local. A alternativa é o acesso secundário através do Cemitério Comunitário.

Cruzeiro do Sul

Vista da Casa do Morro em Cruzeiro do Sul. (Foto: Marcio Steiner)

Na noite deste domingo, apenas uma rua segue bloqueada em Cruzeiro do Sul. Trata-se da Dom Pedro II, no Bairro Cascata. Não há registro de famílias retiradas de casa.

No total, seis vias foram interrompidas, sendo que a maioria já foi liberada: ERS-130, na Curva da Demanda; Rua Arno Cícero, Vila Zwirtes; Curva do Canivete (Bom Fim); e o acesso à Boa Esperança Alta e Baixa.

Forquetinha

Em Forquetinha, o acesso na Ponte do Storck está bloqueado, sem previsão de liberação.

As cidades de Bom Retiro do Sul, Encantado e Roca Sales não retiraram moradores e não têm vias interditadas. RS/NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui