Enem realiza neste domingo maior prova do país no pior momento da pandemia

Até as 20h de sábado, 13 estados registram alta de casos de coronavírus. Eles somam 3,1 milhões de candidatos inscritos, 54,25% do total.


0
No Enem 2019, candidatos ficaram aglomerados próximos aos portões, aguardando a abertura antes das provas. Nesta edição, portões abrirão 30 minutos antes, às 11h30, para que a entrada seja menos tumultuada (Foto: Celso Tavares/G1)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começa neste domingo (17) para 5,78 milhões de candidatos confirmados, em meio à alta no número de casos de coronavírus.

No Amazonas, mais de 160 mil candidatos farão a prova em 23 e 24 de fevereiro. A medida foi tomada para conter o caos no sistema de Saúde do estado, que enfrenta hospitais lotados e falta de oxigênio.

Até as 20h deste sábado (16), treze estados registravam alta nas mortes: AL, AM, GO, MG, MT, PE, PI, RJ, RN, RR, SE, SP e TO. Eles somam 3,1 milhões de inscritos no exame (54,25% do total).

O Enem é considerado o maior vestibular do país, e a nota serve para disputar vagas em universidades e ter acesso a programas de bolsas (Prouni) ou financiamento de mensalidade (Fies).

Os estudantes terão 5h30 neste domingo (17) para escrever a redação e responder a 90 questões de múltipla escolha (45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias).

No próximo domingo (24), serão 5h para responder a mais 90 questões de múltipla escolha (45 de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias).

A aplicação do Enem tem sido alvo de disputas judiciais, devido à pandemia. A prova, prevista originalmente para novembro de 2020, foi adiada para janeiro deste ano – mesmo após enquete com participantes indicar o mês de maio de 2021 como a opção mais votada pelos estudantes. Segundo o governo, a prova em maio atrasaria o cronograma de outros programas de ingresso no ensino superior.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui