Após 92 horas: energia elétrica é restabelecida para moradores do interior de Estrela, Colinas e Teutônia

Localidades de Linha Wolf, Geraldo e Leopoldina estavam sem energia desde sábado (5) quando um temporal atingiu o Vale do Taquari. Regiões são atendidas pela RGE


0
Em Linha Wolf, moradores temiam a perda de alimentos que estavam descongelando (Foto: Gabriela Hautrive)

Após 92 horas, a energia elétrica foi restabelecida para centenas de moradores de Estrela, Colinas e Teutônia, atendidos pela concessionária RGE. As localidades de Linha Wolf, Linha Geraldo e Linha Leopoldina estavam sem o abastecimento de energia desde o último sábado (5), quando um forte temporal atingiu o Vale do Taquari. A situação causou prejuízos impactando no trato dos animais, descongelando alimentos que estavam armazenados em freezers, prejudicando a conservação de leite e interferindo nas funções diárias realizadas nas propriedades, além de dificuldades para tomar banho e demais afazeres do lar, pois além da energia, também foi registrada a falta de água.

Conforme o morador Zilmar Hollmann (69), problemas com falta de energia são recorrentes na localidade, mas não com tantas horas como desta vez. “É até difícil de falar, nunca ficamos sem luz, falta tudo”, relata. Além da dificuldade com água para banho, fazer comida e suprir outras necessidades básicas, havia problemas para tratar os animais e armazenar leite. “A gente se vira, mas é difícil, sem energia não fizemos nada, pica pasto, nada, tudo é mais difícil e cada vez fica pior”. A mesma situação foi vivenciada por outro morador de Linha Wolf, Sergio Favareto (63). “Não tem água, não podemos tomar banho, não tem como tratar os animais, é um descaso com os clientes da RGE”, relata.

Conforme a RGE, até a tarde de segunda-feira (7) todos os problemas seriam resolvidos, sendo que até por volta das 16h cerca de 3,5 mil clientes ainda estavam sem energia na região. Porém, as demandas continuaram ao longo da terça-feira e em parte desta quarta (9). A reportagem fez novos contatos com a concessionária e obteve como resposta que a empresa “seguia atendendo as ocorrências do temporal do fim de semana na região dos Vales do Rio Pardo e do Taquari”, não sabendo informar o número de clientes que permaneciam sem o abastecimento de energia. A atualização sobre a volta do serviço foi dada por moradores das localidades para reportagem da Rádio Independente.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui