Enfermeiro morto por coronavírus adiou aposentadoria para ajudar na pandemia em São Paulo

Cícero Romão de Souza tinha 51 anos e atuava no Samu e na Santa Casa de Mogi das Cruzes.


0
Cícero Romão era enfermeiro há mais de 20 anos em Mogi das Cruzes (Foto: Reprodução/Redes sociais)

O enfermeiro Cícero Romão de Souza, de 51 anos, que morreu nesta quarta-feira (22) após complicações provocadas pelo novo coronavírus (Covid-19), pretendia se aposentar depois que a pandemia passasse. Ele atuava no Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e há mais de 20 anos na Santa Casa de Mogi das Cruzes. De acordo com o tenente Everton Oliveira Pinheiro de Godói, do Corpo de Bombeiros, o amigo resolveu adiar o plano para não abandonar os colegas durante o combate ao coronavírus.

Nesta quinta-feira (23), com giroflex e sirene ligados, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros prestaram homenagens a Romão (assista abaixo). Uma carta de despedida, que destacou a competência do profissional e a saudade que ele vai deixar, foi lida no pátio do 17º Grupamento de Bombeiros.

A morte do enfermeiro foi a 14ª provocada pela Covid-19 em Mogi das Cruzes, de acordo com a Secretaria de Saúde. Cícero foi o primeiro profissional da saúde a morrer em decorrência da Covid-19 no município. Até quarta-feira (22), segundo a Secretaria Municipal de Saúde, havia 54 profissionais de saúde entre os 156 pacientes com exames positivos para a doença na cidade.

Cícero é lembrado com carinho. Brincalhão com colegas e pacientes, ele chegou a conversar com os amigos sobre os desafios trazidos pelo coronavírus poucos dias antes de ser internado, em 14 de abril.

Dois dias depois, ele falou com o tenente Godói, por telefone, sobre seu estado de saúde. O amigo diz que ele parecia bem, embora demonstrasse uma breve falta de ar na fala. A notícia da morte surpreendeu a todos. A Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes lamentou a perda de Cícero Romão de Souza, que atuava como técnico de enfermagem no Pronto-Socorro.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui