Engenheira ambiental Nanci Walter é eleita a primeira mulher presidente do Crea-RS

Ela também será a primeira profissional da Engenharia Ambiental a assumir o cargo em todo o país.


0
Foto: Divulgação

A Engenheira Ambiental Nanci Walter é a primeira mulher eleita presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS), em 86 anos de história da organização. Será também a primeira vez que alguém desta área da engenharia preside o Conselho gaúcho. Nanci foi a mais votada nas eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua, que ocorreu na última quinta-feira (1), com urnas nas 44 Inspetorias e na sede em Porto Alegre. Ela assume o cargo em janeiro.

“Sei que os desafios não serão fáceis, pois Nosso conselho anda com uma imagem bastante pessimista. Nós, profissionais, estamos bastante descontentes. Vou entrar com esta atitude de mudança. Não adotei na minha campanha a palavra renovação, porque já tivemos colegas na presidência que utilizaram e não cumpriram”, destaca a engenheira em entrevista ao programa Panorama da Rádio Independente, na manhã desta terça-feira (6).


ouça a entrevista 

 


 

Com 3.526 votantes, o pleito ocorreu das 8h às 19h e definiu ainda os cargos de presidentes do Confea e diretores gerais e administrativos da Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais. Para a realização eleições, foram mantidas todas as medidas preventivas apontadas pelos órgãos de saúde e protocolos sanitários visando à segurança dos profissionais votantes e mesários em todas as Inspetorias e Sede do Crea-RS.

Ex-coordenadora da Inspetorias, Nanci, venceu o pleito com 1.200 votos. “Foi uma grata surpresa. Os colegas acreditaram mais em mim do que eu mesmo”, comenta. O segundo colocado, engenheiro Mecânico Alexandre Wollmann, recebeu 829 votos. Em terceiro lugar, o engenheiro civil Luiz Alcides Capoani, com 697 votos; em quarto, a candidata Alice Scholl, com 480 votos; e em quinto engenheiro agrônomo Ivo Lessa, com 286.

Para presidente do Conselho Federal (Confea), o mais votado no Rio Grande do Sul, com 1.317 votos, foi o engenheiro civil Joel Krüger, atual presidente do Confea. Também foi eleita a conselheira federal – modalidade agronomia, engenheira agrônoma Andréa Brondani da Rocha e o engenheiro agrônomo Luiz Claudio Ziulkoski (suplente), com 1.799. Para o diretor-geral da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-RS foi eleito o estrelense geólogo e engenheiro de segurança do Trabalho Pablo Souto Palma, com 1.589 votos e para diretor administrativo da Mútua, o engenheiro civil Gilmar Piovesan, com 3.015 votos.

A Comissão Eleitoral Federal terá até o dia 23 de outubro para consolidar os dados e informações, encaminhando ao Plenário do Federal a proposta de homologação dos resultados. E até o dia 30 de outubro, o Plenário do Confea deverá homologar os resultados das Eleições 2020. Os mandatos são de três anos, gestão 2021/2023 e os cargos honoríficos.

Engenheira Ambiental Nanci Walter

Graduada em engenharia ambiental pela Ulbra – Canoas (RS), Nanci foi ex-vice-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Esteio CMDU – revisão do Plano Diretor (2013-2017); presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Esteio – Comam (2012-2013/2019-2020 – atualmente desincompatibilizada da função). Inspetora-chefe da Inspetoria de Esteio Crea-RS (2013-2014). Representante da Zonal Sinos Crea-RS (2015). Coordenadora das Inspetorias Crea-RS (2016-2019). Conselheira suplente na Câmara Especializada de Engenharia Civil (2020/2022 – desincompatibilizada). Foi homenageada na Câmara de Vereadores de Esteio no Dia da Mulher; e recebeu o Prêmio Anual, concedido em julho de 2013 pelos Bombeiros de Esteio. RG/AI

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui