Enquete revela que lajeadenses “enxergam o vereador como um intermediário entre o cidadão e a prefeitura”

Proposta foi desenvolvida pelo Fórum das Entidades e ficou disponível durante seis dias. Responderam aos questionamentos 149 pessoas, representando 21 bairros de Lajeado.


0
Coordenador do Grupo das Eleições do Fórum das Entidades, Adriano Strassburger (Foto: Gabriela Hautrive)

Uma enquete promovida pelo Projeto Eleições 2020, através de um grupo criado pelo Fórum das Entidades de Lajeado, revelou dados sobre o perfil dos eleitores lajeadenses. As perguntas ficaram disponíveis para população pelo período de seis dias, de quarta-feira (14) até terça-feira (20). Foram obtidas 149 respostas com representantes de 21 dos 27 bairros da cidade. Um dos destaques, conforme o coordenador do grupo, Adriano Strassburger, é que o Poder Legislativo não é considerado pela sociedade como um poder independente. “Mostrou claramente que o vereador é considerado um intermediário entre o cidadão e a Prefeitura. Ele é usado para resolver questões que muitas vezes o cidadão não consegue resolver de forma rápida com o executivo.”

Também é preciso ressaltar, conforme Strassburger, que grande parte da população que respondeu a enquete conseguiu elencar tópicos importantes que precisam ser desempenhados por um vereador. A maior porcentagem, de 93%, foi para quem concorda que os vereadores devem fiscalizar as ações do Poder Executivo. “As pessoas mais idosas se parecem mais conscientes e conhecedoras desse papel específico do vereador. 100% delas elencaram essas funções como fundamentais”, relata.

Por outro lado, o dado é preocupante, segundo o coordenador, pois demonstra que a sociedade de modo geral ainda não tem conhecimento sobre o papel de um vereador. “A classe política de modo geral está sendo muito denegrida e então parece que a sociedade não entende como fazer diferente”, pondera.

O objetivo da enquete foi buscar informações a respeito das principais funções do vereador, entre as diferentes opções apresentadas. A primeira pergunta questionou se o eleitor lembra em quem votou na eleição passada: 75% responderam que lembram com certeza, 14% que não lembram mais e 11% lembram mais ou menos. Depois precisavam informar sua idade bairro, e elencar entre 17 tópicos quais representavam melhor as funções de um vereador.

Um dos itens que se destaca com baixa indicação, segundo Strassburger, é o indica que o vereador deve “julgar seus colegas quando cometerem infrações político-administrativas”. “Apenas 38% dos participantes indicaram esta afirmativa como relevante nesta função, mas na verdade deveria ser o entendimento e conhecimento de toda a população, pois afinal o Poder Legislativo é um poder independente e, como tal, tem que julgar os seus próprios problemas”, explica o coordenador.

Um outro tema diz respeito à “redução de despesas do Poder Público”. A taxa de quem concordou com esta opção não alcançou 80%, semelhante ao percentual obtido pela atividade de “Analisar e apreciar Projetos de Lei do Poder Executivo”, outra atividade de competência exclusiva do legislador, mas que parece não ser de todo compreendida pela sociedade, conforme avaliação do Fórum das Entidades.

O grupo destaca também um bom índice de concordância com a atividade de “Fiscalização de Contratos, Obras e Serviços públicos em geral”, em que 70% dos participantes da enquete assinalou como sendo uma atividades fundamental da função. Na próxima segunda-feira (26) os integrantes do fórum irão se reunir para cruzar dados e obter mais detalhes a partir das respostas obtidas na enquete.

Sabatina aos candidatos a prefeitura

Os três candidatos ao Executivo de Lajeado, Daniel Fontana (PSB), Marcelo Caumo (PP) e Márcia Scherer (MDB), participaram na noite desta quinta-feira (22) de uma sabatina promovida pelo Fórum das Entidades de Lajeado. O evento, que não teve acesso do público, foi transmitido pelo Facebook, YouTube e TV Univates, direto do Teatro Univates.

Durante cerca de 1h40min, os candidatos responderam à nove perguntas elaboradas pelos 15 integrantes do grupo que representam o Fórum das Entidades. Eles tinham 2 minutos e 30 segundos para cada resposta. Link aqui e confira a reportagem completa sobre a sabatina.

Entidades que fazem parte do fórum

– Associação Comercial e industrial de Lajeado (Al)

– Associação Lajeadense Pro-Segurança Publica (Alsepro)

– Associação das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Pericas, Informações e Pesquisas do Vale do Taquari (Aescon VT)

– Camara de Dirigentes Lojistas de Lajeado (CDL Lajeado) S Camara de Industria, Comercio e Serviços do Vale do Taquari (CC VT)

– Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) 7. Junior Chamber international Lajeado UC Lajeado) 8. Núcleo de Arquitetos da ACIL

– Observatório Social de Lajeado (RS Lajeado) 10 Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Lajeado)

– Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Taquari (Sindilojas VT 12 Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Rio Grande do Sul (Sincodiv.RS)

– Delegacia do Vale do Taquari 13. Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat)

– Sindicato da Industria da Construção Civil e Similares do Vale do Taquari (Sindu.com VT)

– Sociedade dos Arquitetos e Engenheiros do Vale do Taquari (Seavat)

Texto: Gabriela Hautrive
producao@independente.com.br

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui