Entenda o que é a ‘lista da vergonha’ da ONU

A ONU adicionou recentemente as forças armadas e de segurança israelenses, o Hamas e os braços armados da Jihad Islâmica Palestina à listagem


0
Foto: Divulgação

As Forças Armadas e de segurança israelenses, o Hamas e os braços armados da Jihad Islâmica Palestina foram adicionados à lista da Organização das Nações Unidas (ONU) de grupos “que cometem graves violações que afetam crianças” em conflitos — também conhecida como ‘lista da vergonha’.

A listagem é um anexo do relatório anual do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, sobre crianças e conflitos armados. O relatório mais recente, que abrange o período entre janeiro e dezembro de 2023, foi divulgado em junho.

Segundo o relatório, em 2023, a violência contra crianças em conflitos armados atingiu níveis extremos, com um aumento de 21% nas violações graves. No ano passado, as Forças Armadas russas foram adicionadas à listagem.

Para serem retiradas da lista da ONU, as organizações mencionadas no relatório precisam dialogar com a organização para desenvolver e implementar “planos de ação” destinados a prevenir novas violações contra crianças.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui