Entidades podem adotar árvores de Natal que serão instaladas no Parque dos Dick

Na manhã desta quinta-feira (14), município deu início à colocação de sinos na Rua Santos Filho


0

A partir do mês de novembro o município de Lajeado inicia a sua programação natalina de 2021, denominada Natal no Coração de Lajeado. No entanto, os preparativos já iniciaram em algumas das principais ruas da cidade. Neste ano, o lago do Parque Professor Theobaldo Dick será novamente “cercado” por árvores de Natal.

Ao todo serão 25 estruturas, de aproximadamente 3 metros de altura, instaladas ao redor do local. Nesta semana, a administração abriu o processo de inscrições para entidades sem fins lucrativos interessadas em adotar e decorar as árvores. Segundo explica a coordenadora de Cultura de Lajeado, Talita Fracalossi, esta já é uma tradição na cidade desde 2017.

“A gente fala que o Natal no Coração é um evento do município e que ele acontece em razão das parcerias, tanto das entidades sem fins lucrativos, como das empresas privadas que entram com o patrocínio e também a comunidade. Então, a finalidade da adoção da árvore é trazer as entidades para integrarem a nossa programação e terem uma parte delas aqui no Parque dos Dick”, relata.

Coordenadora de Cultura de Lajeado, Talita Fracalossi (Foto: Artur Dullius)

A adoção das árvores será por ordem de inscrição, sendo disponibilizada uma estrutura para cada entidade. Elas ficarão expostas ao redor do lago, entre os dias 15 de novembro e 27 de dezembro. As inscrições são gratuitas e se encerram no dia 25 de outubro. “O município disponibiliza, além da árvore, uma caixa de suporte e a identificação. Cada entidade é responsável pela decoração, por manter a estrutura e também pela retirada dos enfeites após o período natalino”, explica Talita.

De acordo com a coordenadora, a decoração é livre e pode ser feita a partir do dia 8 de novembro. No entanto, as entidades devem seguir algumas regras especificadas no regulamento, como o uso de cinta plástica para prender os enfeites, evitando que as ramas estraguem. “As árvores foram adquiridas em 2017 e ainda estamos conseguindo usar as mesmas estruturas em razão deste cuidado que é tomado ao longo dos anos. As entidades podem decorar colocando os seus materiais, utilizando seu logo, mas a gente pede que mais da metade desta decoração seja de enfeites natalinos e artesanais. Já fizemos algumas oficinas mostrando que é possível decorar uma árvore bonita sem investir muito”, afirma.

Na manhã desta quinta-feira, município iniciou a colocação de elementos aramados na Rua Santos Filho (Foto: Artur Dullius)

Decoração natalina

Além das 25 estruturas disponíveis para adoção, uma árvore maior será disponibilizada na parte central do Lago. Assim como nas demais edições, ela estará iluminada e, neste ano, ainda irá mudar de cor. Na manhã desta quinta-feira (14), o município também deu sequência a ornamentação na área central da cidade.

“A Júlio de Castilhos já está bem avançada na questão da instalação das ramas nos arcos. Estamos iniciando a Santos Filho, colocando elementos aramados em formato de sinos e no início de novembro será feita a montagem da Aldeia do Papai Noel”, conclui Talita.

Os interessados em adotar uma árvore devem preencher a ficha de inscrição disponível no site da Prefeitura.

Texto: Artur Dullius
reporter@independente.com.br

 

 


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui