Entra em vigor novo Plano Diretor de Lajeado, mas contraprojetos podem ser apresentados para ajustes

O projeto estava em processo de desenvolvimento em conjunto com a comunidade e entidades desde 2017 e foi aprovado pela Câmara em agosto de 2020.


0
Secretário de Planejamento e Urbanismo de Lajeado, Giancarlo Bervian (Foto: Júlio César Lenhard)

Entrou em vigor nesta segunda-feira (26) o novo Plano Diretor de Lajeado. As novas normas substituem às estabelecidas em 2006. “Ordenar o crescimento urbano do município em seus aspectos físico, econômico, social e administrativo é o principal objetivo do plano”, explica o secretário de Planejamento e Urbanismo de Lajeado, Giancarlo Bervian.


ouça a reportagem

 


O plano estava em processo de desenvolvimento em conjunto com a comunidade e entidades desde 2017 e foi aprovado pela Câmara de Vereadores em de 4 de agosto de 2020. Na ocasião, os vereadores apresentaram 44 emendas ao projeto. Destas, 11 foram vetadas, 30 foram sancionadas e três foram desconsideradas. Das 11 emendas vetadas, duas tiveram o veto derrubado pela câmara e agora integram o novo Plano Diretor. Como principal mudança o zoneamento na cidade. “Houve a divisão do perímetro urbano do município, que estabelece sete zonas com diferentes características de ocupação”, explica o secretário.

Dentre as novidades também estão uso misto da cidade, sistema viário, transposições urbanas, simplificação, e atividades inovadoras. O secretário ainda ressalta que o Plano Diretor de Lajeado é orgânico e pode sofrer alterações em alguns aspectos. “Algumas adequações podem ser realizadas ainda estamos a partir desta semana aceitando contra projetos para áreas que necessitam detalhamentos, e estamos a disposição para isto”, explica.

Para estas sugestões, além da forma presencial no prédio da Prefeitura de Lajeado, pode ser contatado o telefone da pasta (51) 3982-1065. Mais detalhes do Plano Diretor de Lajeado podem ser conferidos no site www.lajeado.rs.gov.br.

Texto: Júlio César Lenhard
redacao@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui