Força Tática começa a operar em Estrela

Divisão da Brigada Militar é especializada no enfrentamento a crimes de maior potencial ofensivo.


0
Foto: Divulgação

A Força Tática, divisão de patrulhamento especializado da Brigada Militar, começou a operar nesta quarta-feira (29) em Estrela. “É uma conquista de várias lideranças, entre elas Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (Cacis), Conselho Municipal Pró-Segurança Pública (Consepro) e empresariado local. No ano passado, um jantar com bingo em Estrela, organizado por estas lideranças, arrecadou R$ 180 mil. O montante foi repassado para outra entidade apoiadora, o Ipê-Amarelo, com sede em Lajeado mas que atua em toda a região. A organização se encarregou de adquirir os equipamentos e uma caminhonete Hilux, zero quilômetro, que será a primeira viatura da força Tática”, explica o comandante do 40º Batalhão de Policiamento Militar (BPM), com sede em Estrela e que abrange 11 municípios da microrregião, Major Cássio Conzatti.

Inicialmente, a Força Tática vai operar com quatro soldados. “Alguns vieram da região metropolitana e outros são egressos do antigo Pelotão de Operações Especiais (POE) de Estrela. Nós recebemos um reforço no efetivo para começar a operar, mas nossa meta é, no futuro, conseguir ainda mais soldados”, adianta o comandante.

Solenidade adiada

Como medida de prevenção a disseminação do coronavírus, a solenidade de apresentação do efetivo e entrega dos equipamentos da Força Tática, prevista para ocorrer na tarde desta quarta-feira, na sede do 40º BPM, foi cancelada. A Brigada Militar deverá agendar nova data, em ocasião oportuna para a realização do evento.

A Força Tática

A Força Tática é uma fração da Brigada Militar, treinada para ações táticas de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, tais como a prevenção setorizada, com intensificação ou saturação localizada de policiamento, repressão ao crime organizado ou em locais com alto índice de crimes violentos, ocorrências de vulto, eventos de importância, controle de tumultos e ações para restauração da ordem pública de maior magnitude. Realiza o patrulhamento tático motorizado, executado com viatura de maior porte e com reforço de armamento e equipamento. Além de Estrela, o Vale do Taquari também conta com uma divisão da Força Tática na área do 22º BPM, com sede em Lajeado. LF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui