Envergonhe quem te paga

Momentos difíceis podem ser a grande oportunidade para mostrar o nosso valor


0
A Capela Sistina pintada por Michelangelo (Foto: Divulgação)

No início do século XVI, o artista Michelangelo, um dos mais renomados do mundo, havia sido contratado pelo papa Júlio II para a construção de seu mausoléu. Porém, após se aconselhar com algumas pessoas, o papa resolveu rescindir o contrato com o importante artista pois o mesmo tinha algumas ideias contrárias à Igreja da época. Aquela rescisão provocou a ira de Michelangelo, uma vez que ele já havia começado o trabalho. Para evitar ainda mais constrangimento, o papa resolveu dar a Michelangelo um outro desafio, porém esse era para que o artista não aceitasse. O desafio exigia habilidades de pintura, arte que Michelangelo não dominava por completo. A proposta deixou o artista dividido entre desapontar a Igreja ou expor sua reputação. Ele resolveu aceitar o maquiavélico desafio.

Michelangelo dedicou-se muito, conversou com especialistas no assunto, leu e estudou a arte dos pincéis e da tinta até começar a pintar a pequena capela a qual havia sido designado. Quatro anos depois, Michelangelo terminou uma de suas principais obras de arte, considerada até hoje o teto mais famoso do mundo, que é a pintura da Capela Sistina. Conto essa história pois Michelangelo, autor da célebre frase “vi um anjo no bloco de mármore e resolvi libertá-lo”, tinha todos os motivos para desistir daquela árdua tarefa, mas ele simplesmente fez o seu melhor.

Quantas vezes somos desafiados e acabamos desistindo? Quantas vezes permitimos que nossa ira nos conduza a maus comportamentos e, consequentemente, a alguns arrependimentos? Quantas vezes somos jogados para o lado, a fim de sermos ofuscados, e não conseguimos dar a volta por cima? Quantas vezes em nossas vidas tivemos que desenvolver habilidades que nem nós imaginávamos ser capazes de desenvolver?

A verdade é que, a cada adversidade, a cada desafio, a cada dificuldade, temos a chance de mostrar o nosso verdadeiro valor. Quando somos postos à prova, devemos envergonhar quem nos paga. Quando somos postos à prova, devemos revelar o nosso verdadeiro tamanho. São momentos difíceis que devem ser bem aproveitados para que possamos mostrar o nosso melhor. Pense nisso todas as vezes em que você for desafiado. Forte abraço e até a vitória, sempre.

Gustavo Bozetti (@gustavobozetti), diretor da Fundação Napoleon Hill e MasterMind RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui