Época de goiabas

Nossa região é abundante, mas poucos cuidam dela como uma fruta rica que é.


0

Cientificamente chamada de “Psidium guajava” uma Myrtaceae originária da América Tropical, Brasil e Antilhas. Nossa região é abundante, mas poucos cuidam dela como uma fruta rica que é. Constantemente lemos informações de frutas “importadas” de nomes complicados que fazem milagres. E a nossa goiaba porque é do mato, da beira da estrada, das nossas ruas são deixadas de lado. Para muitos caem e fazem sujeira. È cheia de bicho e por aí vai.

Consumida “in natura”, schimier, goiabada, compotas, sucos, geleias, sorvetes, musse e tantas outras receitas. Por ser pouco ácida é usada ainda no preparo de molhos salgados e agridoce.

Existem muitos tipos de fruta, entre nós as mais conhecidas são as de polpa branca e a vermelha. O Brasil é o maior produtor mundial de goiabas vermelhas. O estado de São Paulo e o Vale do São Francisco são os maiores produtores nacionais. Hoje comercializada na CEASA ao redor de R$3,50 o quilo. Há goiabas amarelas. Cascuda, algumas foram criadas em São Paulo como a H.Açu, kumagai que chega a 480 g, Paluma de polpa vermelha e 250 g e outras.

O bicho da goiaba é a larva da mosca das frutas que ali colocou os ovos quando cai do pé completa o ciclo no chão. Um controle alternativo e ensacar a fruta com saquinhos de papel. E deve começar ainda quando esta verde. Outra e a colocação de garrafinhas “pega mosca” mesmo não resolvendo completamente ajuda muito. Recolher as frutas caídas interrompe o ciclo e também ajuda.

Ela é uma das frutas mais ricas em vitamina C(entre 180 e 300 miligramas por 100 gramas), mais que laranja e limão. Tem Vit. A e do complexo B. Com pouco açúcar e rica em fibras é indicado para regimes e diabéticos (com orientação médica). Excelente fonte de oxidante (anti câncer e anti tumor). Rica em potássio(controle de pressão). Retarda o processo de envelhecimento, boa para a pele, olhos e digestão. Da semente é extraído o óleo de goiaba utilizado na culinária, farmacêutica e cosmética.

Como uso medicinal, receita de nossos avós indicada para diarreias e tomado em forma de chás. As folhas novas dos brotos são as recomendadas dando mais efeito do que folhas velhas ou casca (salmonela, serratia e staphylococus).

DICAS: Na internet há muitas receitas com goiaba.

Goiaba em calda: Colocar em uma panela uma xícara de água, uma de açúcar e uma caixa de gelatina de goiaba ou sem sabor. Em fogo baixo cozinhe até começar a escurecer. Acrescente uma xícara de goiaba cortada em tiras. Mexer bem devagar até a goiaba amolecer. Esfriar e servir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui