Equipamento para tratamento de radioterapia chega ao HBB nesta segunda

Adquirido pelo Ministério da Saúde no início de 2018, acelerador linear começará a funcionar nos próximos meses. Entrega, inicialmente prevista para domingo, foi transferida pela previsão de chuva.


0
Foto: Natalia Ribeiro / Arquivo / Rádio Independente

Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, recebe, às 9h desta segunda (28) o acelerador linear adquirido através do Plano de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde, através do auxílio do deputado federal Giovani Cherini. O equipamento será utilizado no tratamento radioterápico de pacientes oncológicos.

Para o desembarque do equipamento, a Rua Saldanha Marinho, no Centro (acesso ao estacionamento do hospital) será fechada. A chega do material estava, inicialmente prevista para a manhã do domingo, mas por conta da previsão de chuva, foi transferida para segunda.

Com o valor estimado de R$ 3,5 milhões (na época da compra), o equipamento será o segundo do Hospital Bruno Born, e trará mais tecnologia e segurança para a realização dos tratamentos.

Devido à alta complexidade tecnológica do equipamento, será necessário um período de, pelo menos, três meses para instalação. Após, o hospital aguardará a liberação de funcionamento por parte dos órgãos competentes (Comissão Nacional de Energia Nuclear e Vigilância de Saúde Estadual).

O equipamento atenderá pacientes de todo o Vale do Taquari, mas, com a instalação, o Governo do Estado estuda o remanejo para atendimento também de outras regiões. Atualmente, 90% do público atendido pelo serviço tem origem no Sistema Único de Saúde (SUS). AI/RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui