Equipes da prefeitura realizam trabalho de desinsetização em cemitérios de Lajeado

Ação visa combater os focos de mosquito da dengue neste locais; mais de 100 pontos estratégicos devem receber a aplicação do produto


0
Equipes da Secretaria de Meio Ambiente realizaram trabalho de desinsetização nos cemitérios de Lajeado( Foto: Caroline Silva)

Nesta quarta-feira (28) equipes da secretaria municipal de Meio Ambiente e da Vigilância Epidemiológica de Lajeado realizaram a aplicação de um produto anti-mosquito da dengue, nos cemitérios do Bairro Florestal. É a primeira vez que esta ação acontece no município, já que desde o começo da semana Lajeado tem sete casos confirmados da doença.


OUÇA A REPORTAGEM 


Jane Delazari é agente de endemias há 10 anos em Lajeado (Foto: Caroline Silva)

Há 10 anos atuando como agente de endemias, Jane Delazari, diz que é a primeira vez que passa por uma experiência como essa. “Para mim está sendo uma experiência nova, e amanhã teremos um novo treinamento para fazer um outro tipo de aplicação de produtos nas residências”, conta.

Ela explica que os agentes de saúde e de endemias se dividem entre os bairros com os trabalhos de orientação. “Somos entre cinco agentes de endemias em campo, então fizemos o trabalho em bairros que não possuem agentes de saúde, também fizemos um raio de 150 metros da casa que há suspeita de dengue para ver se encontramos larvas e conversamos com os moradores”, comenta.

Jane diz que mais de 100 pontos estratégicos receberão a aplicação do produto nos próximos dias. “Iremos em ferros velhos, floriculturas, sucatas, em locais de acúmulo de lixo”, conta.

Conforme dados atualizados da Vigilância Epidemiológica, nesta quarta Lajeado tinha 24 casos notificados de dengue, sete confirmados, dez descartados e 12 em investigação aguardando resultado do Lacen.

Próximas ações

Está marcado para os próximos dias a aplicação de um outro produto para combate ao mosquito da dengue, mas que tem eficácia mais restrita porque precisa atingir o inseto no ar. Além disso, no próximo sábado (1) ocorrerá um mutirão focado no recolhimento de materiais descartáveis dos pátios dos moradores dos bairros São Cristóvão, Universitário e Alto do Parque, além da aplicação de produtos nas ruas e distribuição de panfletos na região. A ação será feita no sábado para aproveitar o feriado, quando muitos moradores estarão em casa e poderão limpar seus pátios.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui