Escola Arlindo Back de Arroio do Meio promove Semana da Língua Alemã

Educandário é o único do município que possui a Língua Alemã no currículo escolar


0
Foto: Daiane Laís Kalsing/Divulgação

A tradição germânica esteve em evidência na última semana na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prof. Arlindo Back, de Arroio do Meio. A escola do distrito de Forqueta promoveu de 12 a 20 de junho a Semana da Língua Alemã com várias atividades alusivas à data.

O educandário é o único do município que possui a Língua Alemã no currículo escolar. Desta forma, as atividades da programação envolveram diferentes segmentos da cultura germânica. Uma delas foi um bate-papo dos alunos com Ângela Weschenfelder, natural da localidade e que atualmente reside em Frankfurt, na Alemanha. A convidada falou sobre as razões que motivaram a se mudar para o país europeu e os costumes do país.

A semana também abordou a colonização alemã no Rio Grande do Sul, a importância da língua alemã, experiência cultural na Alemanha, criação e finalidade do Círculo de Amigos de Boppard e o intercâmbio entre a cidade alemã com Arroio do Meio. Além disso, a programação foi marcada por jogos germânicos e apresentações de danças típicas.

A vice-prefeita Adriana Meneghini Lermen e a secretária de Educação, Iliete R. Winck, acompanharam um dia da programação. “É uma alegria estar na escola que faz parte da minha história e que tem como diferencial ser a única a oferecer aulas em alemão. Com certeza isso enriquece a cultura e origem da nossa comunidade”, frisou a secretária Iliete.

Adriana reforçou a importância de uma segunda língua. “Aproveitem o espaço e as aulas, pois o aprendizado é um ganho que não tem preço. É esta oportunidade que os diferencia de vários adolescentes do município”. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui