Escola Risque e Rabisque é reaberta após surto de sarna

Primeiro fechamento ocorreu no dia 29 de março, quando foi confirmada a existência do parasita.


0
Foto: Natalia Ribeiro

Estudantes, professores e servidores da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Risque e Rabisque, no Centro de Lajeado, voltaram às aulas nesta segunda-feira (17), após um surto de sarna ter sido diagnosticado no colégio. Pelo menos 27 pessoas testaram positivo para a doença. O primeiro fechamento ocorreu no dia 29 de março. Cerca de 145 crianças até 4 anos são atendidas no educandário.


Ouça a reportagem


As suspeitas foram encaminhadas para atendimento na ESF São José, referência para a localidade. Menores com sintomas e seus familiares foram atendidos. No início do surto, médicos fizeram três visitas para avaliar as dependências. Nesta segunda-feira, uma médica acompanhou o retorno das aulas. Uma nova avaliação será realizada no dia 20, quando uma dermatologista estará na escola nos período manhã e tarde.

Para tentar sanar o problema, a Secretaria de Educação desenvolveu, em parceria com a Secretaria de Saúde, o Plano de Ação com Medidas Corretivas. Nele constam o fechamento da escola e a higienização do prédio, localizado na Rua Osvaldo Aranha. “A prefeitura contratou uma empresa terceirizada para fazer a limpeza de tecidos, sofás, roupas, cortinas e cadeiras, entre outros materiais”, relata a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi.

O trabalho de higienização foi realizado na semana passada, quando o colégio estava vazio. A previsão inicial para o retorno era 12 de abril, no entanto, por conta do feriado de Sexta-feira Santa, lembrado no dia 14, a administração decidiu estender o período.

Novos casos são descartados pela administração, que leva em conta o período de incubação da doença, que é de um dia até seis semanas. Mesmo assim, medidas de precaução serão adotadas, de acordo com a diretora da Secretaria de Educação, Lisandra Persch. “Contamos com o olhar atento dos professores e da direção para apontar suspeitas que possam surgir”, sustenta. Do quadro municipal, apenas a Risque e Rabisque apresentou casos de sarna nos últimos dias.

Doença

A escabiose é uma doença endêmica, passível de ocorrer principalmente em ambientes fechados. É ocasionada por um ácaro, que penetra na pele e provoca lesões e incômodos, como coceiras. Pode se proliferar por todo corpo, e não está necessariamente relacionada a hábitos de higiene. Sua ligação com a sarna de animais também é descartada.

As crianças podem desenvolver quadros mais amplos de lesões, visto que têm uma imunidade menor que a dos adultos. Entre os sintomas estão lesões no pulso, nas nádegas, no pulso e entre os dedos. NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui