Escolas privadas de Educação Infantil do Vale registram 83% de cancelamento de matrículas

Sindicreches é a favor do retorno das aulas presenciais na próxima terça-feira (8), começando pela Educação Infantil.


3
Delegada regional do sindicato e professora Bárbara Machry Spengler (Foto: Tiago Silva)

O Sindicreches é a favor do retorno das aulas presenciais na próxima terça-feira (8), começando pela Educação Infantil, como proposto pelo Governo do Estado. Em entrevista no programa Redação no Ar, na tarde desta quarta-feira (2), a delegada regional do sindicato e professora Bárbara Machry Spengler defendeu a posição. Na região são somente 14 escolas privadas exclusivamente para crianças (nove em Lajeado, uma em Estrela e quatro em Taquari).


ouça a entrevista

 


Conforme ela, um levantamento apontou 83% de cancelamento de matrículas nas escolas de Educação Infantil privadas do Vale do Taquari, em função da pandemia de coronavírus. A maior parte dos cancelamentos se deve aos pais terem que pagar cuidadores. “São 83% de crianças a menos que a gente perdeu, só que a perda de receita foi maior: os que ficaram foi concedido desconto, mas os custos continuam são fixos”, diz ela, ao citar água, luz e aluguel, entre outras despesas.

Um levantamento feito pelo Sindicreches, em nível estadual, indica que, desde março até junho, foi registrada a saída de 52 mil crianças das escolas privadas. Em março, havia 90 mil alunos matriculados, número que caiu para 48 mil em junho.

Bárbara argumenta que as crianças pequenas não estão em casa. Em função da necessidade de os pais terem que trabalhar, elas estão com cuidadores ou alternando na casa de parentes. “Não estão em isolamento”, reforça. “Estar nas escolas se torna mais seguro para elas”, defende, pelo fato de as instituições serem ambientes controlados e fiscalizados pelo Poder Público. “Os pais querem esse retorno porque, na escola, a gente vai ter esse cuidado que muitas vezes na casa das cuidadoras ou familiares a gente não tem”, destaca.

Na região, não houve fechamento de escolas privadas de Educação Infantil, informa a delegada do Sindicreches. “Mas a gente sabe que, em nível estadual, teve bastante fechamento”, lembra. Já demissões houveram nas creches particulares do Vale, reconhece Bárbara. Segundo seus cálculos, foram 50 desligamentos em função da pandemia.

A professora defende o retorno com as turmas atingindo somente 50% da sua capacidade. “As escolas privadas jé têm um numero de alunos menores, conseguem fazer o trabalho”, argumenta. Para ela, diferente dos ensinos fundamental, médio e superior, não é possível a realização de atividades à distância com os alunos pequenos. “Na educação infantil, a atividade remota é inviável”, destaca. “As professoras precisam estar junto com a crianças para poder apoiar e ver onde elas têm mais dificuldade”, explica.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

3 Comentários

  1. Me admira muito uma pessoa falar que estão seguros nas escolas…
    Seguros estão em casa, acham q nas escolas todos os responsáveis vão estar atentos, vão pedir pra usa máscaras?
    Lógico que não.
    Eu como mãe não acho certo falar por nós, meu filho está seguro em casa e de modo algum vou colocar ele na linha de frente desse vírus. Jamais faria isso é sou contra o retorno das aulas.
    Enquanto não sair a vacina sou contra.

  2. Vai pra aula quem quer quem não quer fica em casa, não se mete, fica quieto em casa, não atrapalha quem quer voltar.
    Continua na video conferencia e pronto.
    Libera os professores que não estão na zona de risco por idade e doenças e pronto, eles são pessoas como as outras que estão trabalhando e diversos lugares empresas afins, podem muito bem voltar.

  3. Muito bem colocado Lisiane, volta pro colégio quem quer, quem não quiser deixa em casa e pronto. O que é isso gente ? Estamos vivendo uma ditadura ? Não temos mais liberdade de decidir as coisas ? Professores e demais funcionários que são grupo de risco ficam afastados e deu…. chega de mimimi, é vida que segue…. quem é contra é sindicalista, ou está com o salário garantido…. CHEGA ! NGM VAI MAIS ME IMPOR NADA !!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui