Espaço para isolamento de apenados, devido à Covid-19, é inaugurado no Presídio de Lajeado

Inauguração ocorreu na manhã desta quarta-feira (7). Também foi anunciada a previsão de retomada das visitas aos apenados para o próximo dia 16.


0
Ato inaugural ocorreu na manhã desta quarta-feira. Na foto, pronunciamento do chefe da Susepe, César da Veiga (Foto: Gabriela Hautrive)

Além das questões de superlotação e problemas estruturais no sistema prisional, a pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe novos desafios para agentes penitenciários em 2020. Em espaços reduzidos e com a presença de muitas pessoas foi preciso pensar alternativas que tornassem possível manter o distanciamento entre os apenados para controlar a disseminação da Covid-19. Pensando nisso, nesta quarta-feira (7), no Presídio Estadual de Lajeado (PEL), foi inaugurado um Centro de Triagem de Saúde, junto ao anexo da casa prisional, que atenderá todo o Vale do Taquari.


OUÇA A REPORTAGEM


 

O projeto é uma medida para evitar o contágio do vírus, de acordo determinação de Nota Técnica da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), conforme explica o chefe do departamento, César da Veiga. “Pensamos em controlar e otimizar a porta de entrada do coronavírus no sistema prisional, atendendo também protocolos sanitários e de saúde.” Ao entrar no Centro de Triagem, o apenado faz a quarentena preventiva, de 14 dias, e então é encaminhado a sua casa prisional de origem para completar a pena.

O espaço é temporário e, quando não for mais utilizado para cumprimento de quarentena, será usado para outras finalidades do presídio. A obra só foi possível, segundo Veiga, devido ao trabalho realizado por diferentes órgãos de segurança da região. “Saudar o conselho da comunidade, o Poder Judiciário, em especial o de Teutônia, que nos disponibilizou recursos para a conclusão desse projeto”, relata.

O espaço é temporário e abrigará até 18 apenados em quatro celas (Foto: Gabriela Hautrive)
Diretor do Presídio de Lajeado, Ricardo Tessmann (Foto: Gabriela Hautrive)

Conforme o diretor do PEL, Ricardo Tessmann, as quatro celas, com capacidade para 18 apenados em cada, foram construídas com mão de obra prisional e doação de materiais e equipamentos por parte da Susepe. “Destaco a importância da participação de diversas entidades do município, Poder Judiciário e todos que sempre estão nos apoiando com material e também reformas e mão de obra”, acrescenta.

Para garantir a segurança no entorno, a Susepe entregou, nesta quarta-feira, um material bélico, que consistem em armamentos, para ser usado no Centro de Triagem de Saúde. Depois de acabada a pandemia, os itens permanecerão no local para utilização dos agentes penitenciários.

Ainda conforme Tessmann, devido ao Presídio de Lajeado já ter registrado um surto de no local, contar com o novo espaço se torna fundamental para evitar novas situações deste tipo. “Esse ano de pandemia foi bastante complicado, diversos apenas já estão recuperados da doença, mas essa entrada dos presos infectados é importante que seja feita em uma instalação separada”, destaca. A cerimonia de inauguração do centro, além de pronunciamentos de autoridades, também contou com execução do Hino Nacional Brasileiro, na voz de dois apenados.

Retorno de visitas às casas prisionais

Além do novo espaço, o momento também serviu para anunciar a retomada das visitas aos presídios do Rio Grande do Sul, previstas para o próximo dia 16. O retorno, no entanto, deverá seguir um cronograma que foi detalhado para cada unidade prisional, como explica o chefe da Susepe, César da Veiga. “Esse plano ainda será validado pela Secretaria de Saúde e pelo nosso Comitê de Crise do Governo do Estado. Ele precisa ser formatado, mas acreditamos que em breve vamos anunciar efetivamente a liberação”. A decisão ocorre após a construção de um plano de retomada gradual e controlado para evitar a disseminação e o contágio da Covid-19.

Texto: Gabriela Hautrive
producao@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui