Espanhol de 112 anos é o homem mais velho do mundo, diz livro dos recordes

Saturnino de la Fuente García nasceu em 11 de fevereiro de 1909; ele diz que o segredo para a longevidade é 'viver uma vida tranquila e não fazer mal a ninguém'


0
Saturnino de la Fuente García tem 112 anos e é o homem mais velho do mundo atualmente, segundo o Guinnes World Record (Foto: Reprodução/Guinness World Record)

Um espanhol de 112 anos foi confirmado como o homem mais velho do mundo, informaram na quinta-feira (30) os editores do livro dos recordes.

Nascido em 11 de fevereiro de 1909, Saturnino de la Fuente García trabalhou toda a vida como sapateiro na cidade de Puente Castro, na região noroeste da Espanha.

Ele contou, em entrevista ao Guinness World Records, que o segredo para a longevidade é “viver uma vida tranquila e não fazer mal a ninguém”.

García viveu momentos históricos de seu país e do mundo – por pouco escapou de lutar na Guerra Civil espanhola. Com 1,50 m de altura, ele foi considerado “baixinho demais” pelo exército franquista.

Em seu pueblo, como são chamadas as pequenas cidades do interior no país, ele recebeu o apelido de “El pepino” – o vegetal mesmo – uma versão amigável do sobrenome materno, Peña.

Amor pelo futebol

Além da sapataria – que o acompanhou até a aposentadoria –, outra paixão de García é o futebol.

Ele foi o co-fundador e um dos principais jogadores do time de várzea Puente Castro. Ele também é torcedor assíduo do Cultural y Deportiva Leonesa.

Quando García completou 110 anos, ele recebeu uma homenagem especial do Puente Castro, por ser o mais antigo membro do time.

Uma grande família

Casado com Antonina Barrio Gutiérrez, os dois formaram uma família bastante numerosa – apenas com mulheres, são sete ao todo. O único filho do casal morreu ainda criança.

Após a morte da esposa, ele passou a viver com uma de suas filhas e o genro. García tem ainda 14 netos e 22 bisnetos.

Apesar deste último ano ter sido bastante difícil para ele, por conta da pandemia e das medidas de isolamento, García conseguiu rever a família para comemorar seus 112 anos.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui