Esquizofrenia afeta uma a cada 100 pessoas adultas

Doença cerebral crônica é caracterizada por sintomas, como: delírios, alucinações, problemas de raciocínio e concentração e falta de motivação. 


0
Médico psiquiatra Rafael Moreno (Foto: Rodrigo Gallas / Arquivo)

Na participação desta segunda-feira (17) no programa Troca de Ideias, o médico psiquiatra Rafael Moreno fala sobre a esquizofrenia. O assunto foi introduzido com um relato do repórter Joel Alves sobre um indivíduo de 42 anos de Mato Leitão, que saiu para caminhar, mas não retornou para casa durante 24h. Ele é esquizofrênico, e já havia desaparecido em outras oportunidades. Em um delas, foi encontrado em uma rodoviária do Rio de Janeiro.


ouça a entrevista

 


 

Segundo Moreno, a esquizofrenia é uma doença cerebral crônica que afeta uma a cada 100 pessoas adultas. Os sintomas da esquizofrenia se manifestam entre os 15 e 35 anos, e podem incluir delírios, alucinações, problemas de raciocínio e concentração e falta de motivação.

“A pessoa apresenta comportamentos diferentes. Ela pode ficar andando sem rumo. Isso é comum. A pessoa pode utilizar roupas que não são adequadas para a temperatura. A fala fica confusa. Fala nada com nada”, explica.

Quando esses sintomas são tratados, a maioria das pessoas com esquizofrenia melhora com o tempo.

Texto: Rodrigo Gallas
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui