“Essa nova ligação dará condição para o atendimento normal”, diz presidente da Certel sobre restabelecimento da energia

Erineo Hannemann explicou que foi colocado um transformador reserva de igual potência. Cerca de 73 mil associados ficaram sem energia elétrica por conta de um incêndio


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Presidente da Cooperativa Certel, Erineo José Hannemann (Foto: Ocergs / Divulgação)

O incêndio que atingiu a subestação da Sterlight Power, na localidade de Costão, em Estrela, deixou 73 mil associados da Certel sem energia elétrica por cerca de 5h40, sendo reestabelecida por volta das 15h30 desta quarta-feira (17). O presidente da Cooperativa Certel, Erineo José Hannemann, informou que os equipamentos estão funcionando normalmente pelo transformador reserva, de igual potência só que por outra rede.


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“Estamos seguros que essa nova ligação dará condição para o atendimento normal da Certel, mas é sem duvida nenhuma, mesmo não sendo um problema ocasionado na rede da Certel, na subestação da Certel, algo que nos deixa bastante apreensivos até em relação a prejuízos que nós tivemos e o associado teve”, entende. O presidente ainda disse que a subestação possui redundância nos seus equipamentos. “O que é a redundância? São reservas, tem reservas de transformador, de relé, de cabeamento, de alimentação, se dá problema numa fonte de energia vem de outra fonte, mas nem tudo é tão seguro assim”, informa.

Por conta disso, segundo o presidente, a subestação que é nova, por algum motivo, acabou pegando fogo. “Tem menos de dois anos de idade essa subestação e isso deixou mais de 70 mil associados mais de 5 horas sem energia”, reforça. Hannemann destacou o trabalho feito para que o serviço fosse retomado o quanto antes. “Evidente que houve uma dedicação muito grande das pessoas, dos técnicos da empresa responsável pelo atendimento e a Certel também deixou os técnicos a disposição caso precisassem”.

Quanto a relatos de prejuízos a comércios e aviários, o presidente diz que ainda não chegou nenhum caso, mas a cooperativa trabalha com essa possibilidade e irá avaliar cada caso de forma individual. “A gente vai analisar essas possível reclamações, registros de prejuízos, mesmo não tendo sindo problema ocasionado pela Certel. As pessoas precisam fazer registro através do 0800”.

O incêndio

O incêndio ocorreu na manhã desta quarta-feira (17) na subestação da Sterlight Power, em Costão – Estrela, na qual a Certel está conectada, e deixou todos os associados da cooperativa sem energia elétrica. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo consumiu por completo uma casa de máquinas com equipamentos de transformação de energia. O desabastecimento afetou 73 mil clientes em 48 municípios. O sinistro foi atendido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Estrela, que inspecionou o local para verificar se não continha energia e posterior fez o combate às chamas utilizando em torno de 2 mil litros de água.

Nota da Certel

“A Certel informa aos seus associados que o defeito, causado por incêndio esta manhã na Subestação da Sterlight Power, em Costão, Estrela, está totalmente resolvido. Em torno de 70 mil associados da Certel, presentes nos municípios dos Vales do Taquari, Caí e Rio Pardo, foram afetados pelas mais de cinco horas de interrupção do fornecimento de energia elétrica.

O presidente da Certel, Erineo José Hennemann, juntamente com os diretores e demais profissionais da cooperativa, atuaram incansavelmente para que a solução surgisse com a maior rapidez. Mesmo não sendo problema da Certel, e de acordo com a Legislação do Setor Elétrico Brasileiro, os associados que tiveram algum prejuízo em razão desta falta de energia, podem entrar em contato com os telefones gratuitos 0800 510 6300 ou 0800 520 6300, ou pelo WhatsApp 0800 510 6300. A Certel agradece pela compreensão de seus associados”.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

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