“Esse resultado é puro amor”, diz vereadora mais votada em Lajeado

Ana da Apama, como é conhecida, luta pela causa animal. Ela é do MDB e foi eleita com 1.740 votos. Em segundo lugar ficou Medonho (PP) com 1.623.


4
Ana trabalha há seis anos em prol dos animais através da Apama (Foto: Apama / Divulgação)

Conhecida por defender e lutar pela causa animal na região, a Ana da Apama, como é conhecida, foi a vereadora mais votada em Lajeado. Ana Silva de Azambuja (MDB) obteve 1.740 votos, representando 4,12% do total de 60.950 mil eleitores. Em segundo lugar ficou Fabiano Bergmann (PP), o Medonho, com 1.623 votos. Segundo Ana, existia a expectativa para uma votação expressiva, mas não esperava ser a mais votada entre os eleitos. “Eu chorei muito, meu coração parecia que iria soltar para fora do peito, de tão feliz por estar representando os animais”, relata.


OUÇA A REPORTAGEM 


 

Ana e a filha nesta segunda-feira após resultado das eleições (Foto: Gabriela Hautrive)

Ana entende que seu trabalho desenvolvido há seis anos em beneficio a cães e gatos que vivem em situação de rua ou maus-tratos, através da ONG Amando, Protegendo e Ajudando Muitos Animais (Apama), deu resposta nas urnas. “Esse resultado é puro amor. Cada dia a gente acorda com a esperança de ajudar os animais e salvar mais uma vida”, relata. A decisão por colocar o nome a disposição surgiu devido a questões envolvendo o sofrimento, maus-tratos e procriação desenfreada de animais em Lajeado, como explica a vereadora eleita. “Isso tudo fez com que eu tomasse a decisão de dizer sim e aceitar esse desafio. Vou me empenhar com toda força e vontade para daqui quatro anos mostrar resultados”, destaca.

Em janeiro de 2021 Ana toma posse a assume oficialmente o cargo de vereadora em Lajeado, mas antes desse dia chegar, muitos projetos já estão sendo elaborados. Ela acredita que um dos principais alicerces para redução do abandono e maus-tratos é a conscientização e educação através de ações nas escolas, por acreditar que as crianças são mais receptivas e possuem uma visão mais evoluída culturalmente sobre os animais em comparação com pessoas mais idosas.

“Um dos pilares será com certeza a educação infantil voltada a causa animal e ao meio ambiente, a outra é a castração em massa, não adianta castrar meia dúzia em cada bairro, tem que ser em massa mesmo em todos os bairros. Também vou buscar projetos para termos uma estrutura melhor dentro de Lajeado, hoje só temos uma veterinária, por exemplo”. A renovação na Câmara de Vereadores de Lajeado será de 60% com nove novos vereadores dos 15 que compõe a casa legislativa. Confira a lista completa dos eleitos.

Apama

A Amando, Protegendo e Ajudando Muitos Animais (Apama), é uma Organização Não Governamental fundada em maio de 2014, em Lajeado. Seu objetivo é realizar um trabalho diferenciado com os animais no Vale do Taquari. Em defesa de todas as espécies animais, a ONG atua principalmente em casos de maus-tratos, abandono, tratamento e reabilitação de animais para posterior adoção consciente. O Centro de Reabilitação Animal fica no Bairro Conventos e atualmente abriga cães e gatos. A meta é recolher os que encontram-se em situação de risco, reabilitá-los ao convívio social e doá-los de forma responsável. Todos os animais que dão entrada na sede são vacinados, vermifugados e castrados.

Texto: Gabriela Hautrive
producao@independente.com.br

Confira também:

Reeleito com 71,26% dos votos, Marcelo Caumo projeta aumento da exigência em seu segundo mandato

4 Comentários

  1. Uma pessoa Digna dos votos que recebeu, Lajeado e principalmente a Câmara de Vereadores de Lajeado estava necessitando de pessoas DIGNAS.

  2. Parabéns, resultado do bom trabalho realizado. Vc está certa, conscientização e esterilização é a solução. Sucesso

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui