Está mais do que na hora de votar o novo Plano Diretor de Lajeado, afirma presidente da Câmara de Vereadores

Lorival Silveira (PP) marcou a votação para a próxima terça-feira (4). Projeto deu entrada na Câmara em abril de 2019.


0
Foto: Tiago Silva

Na próxima terça-feira (4), o projeto do Plano Diretor Lajeado 2040 será pauta para votação na Câmara de Vereadores. A sessão terá início às 17h e poderá ser acompanhada de forma online por meio do Facebook e Youtube. Foram apresentadas 47 emendas ao texto, por parte dos vereadores. O projeto, que foi iniciado pela Prefeitura de Lajeado em 2017, foi entregue oficialmente ao Poder Legislativo em abril de 2019. Desde que o projeto deu entrada na Câmara, dezenas de reuniões foram realizadas entre vereadores, técnicos da prefeitura e entidades convidadas para esclarecer dúvidas e discutir pontos.

Desde que assumiu a presidência da Casa, o vereador Lorival Silveira (PP) estabeleceu a matéria como prioridade para 2020. “Está na hora, mais do que na hora, de fazer essa votação”, afirma ele, que determinou prazos para que os parlamentares apresentassem emendas, discutissem e apreciassem o projeto. “Tivemos tempo suficiente para a gente estudar, para a gente aprender e ver as modificações que precisam ser feitas”, ressalta.


ouça a entrevista

 


 

“O Plano Diretor instrui a população, o município, como ele vai crescer, onde vão cruzar determinadas ruas, onde o nosso município vai caminhar em cima do plano diretor”, explica. “É uma lei que vai reger o município e sua população, o que pode e o que não pode fazer em construções, comércio, indústrias etc.”, detalha.

Atualmente, Lajeado se baseia no Plano Diretor aprovado em 2006. Em 2017, observando o crescimento da cidade, o Executivo deu início a uma revisão do plano, com consultoria do arquiteto e urbanista Enio Perin. A partir de estudos elaborados com parceria técnica da Univates e de entidades integrantes do Fórum das Entidades Empresariais de Lajeado, como a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Alto Taquari (Seavat) e Sinduscon Vale do Taquari, o plano também contou com a participação popular.

Veja as principais propostas do Plano Diretor Lajeado 2040:

– Permitir que mais áreas tenham mais tipos de uso, como pequenos comércios em grandes vias de áreas residenciais, para que as pessoas possam resolver seu dia a dia mais perto de casa, reduzindo a necessidade de grandes deslocamentos;

– Projeção das principais futuras vias do município, evitando que se construa sobre espaços que devem ser destinados a ruas e avenidas e organizando melhor o fluxo do trânsito no futuro;

– Transposições urbanas: previsão de realização de 8 transposições urbanas ao longo da BR-386, da ERS-130, da ERS-421 e da ERS-413 para permitir uma melhor ligação entre bairros e áreas cortados por estas grandes vias localizadas em áreas urbanas;

– Novo zoneamento: o novo plano prevê alterações de utilização das áreas, prevendo tipos de ocupação para cada espaço e áreas específicas para determinadas atividades. O projeto prevê o incentivo ao uso mais comercial de grandes vias urbanas e o incentivo de construções em algumas áreas mais do que outras, de forma a permitir o crescimento ordenado do município.

– Simplificação: o novo Plano Diretor simplifica as tabelas de uso e de zoneamento, tornando mais fácil para os empreendedores saberem exatamente as características dos empreendimentos que poderão construir em cada local e também o tipo de atividade que pode ser desenvolvido em cada área do município;

– Atividades inovadoras: o novo plano prevê o incentivo de implantação de atividades inovadoras em determinadas regiões do município, para incentivar a revitalização de locais históricos e a ocupação de áreas voltadas à tecnologia e inovação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui