Estação de tratamento de efluentes entra em atividade em Bom Retiro do Sul

Funcionamento tem início previsto para 15 de maio.


0
Foto: Divulgação

No próximo dia 15 de maio entrará em funcionamento, em Bom Retiro do Sul, a primeira estação de tratamento de efluentes de fossa séptica. O serviço será prestado pela empresa Aquarium – Estação de Tratamento de Efluente (ETE). A frente da empresa está os sócios Fernando Nascimento Jr. e Jonas da Silva.

A empresa, localizada na rua Senador Pinheiro Machado, próximo ao antigo Curtume, iniciará a operação com capacidade de tratar 200 metros cúbicos de efluentes por dia. Este tratamento trará inúmeros benefícios ao meio ambiente e a população, uma vez que será evitado o lançamento destes resíduos no meio ambiente.

“Esse processo irá contribuir para o desenvolvimento da fauna aquática e toda cadeia alimentar, aumentando a salubridade ambiental de toda comunidade num geral. Hoje, todo efluente que é lançado sem nenhum tipo de tratamento, chega ao Rio Taquari, próximo à parte de baixo da Barragem Eclusa, onde logo após é captada a água para tratamento pela Corsan, que é distribuída a toda comunidade. Com a estação de tratamento, isso não irá mais acontecer”, explica o engenheiro ambiental e biólogo do município, Carlos Alexandre da Silveira.

Conforme Fernando, qualquer pessoa ou empresa poderá solicitar o serviço de limpeza da sua fossa pela contratação de um caminhão para limpar a fossa de sua casa. “Devido ao baixo investimento e desenvolvimento na área de saneamento, o esgoto sanitário hoje é o maior problema das áreas urbanas das cidades. Sem uma rede e uma estação de tratamento nas cidades, o esgoto das casas acaba enchendo a fossa, e sem a devida manutenção e limpeza, esse efluente acaba sendo lançado para drenagem da rua e acaba nos córregos e rios, poluindo a água e solo. Nosso investimento em Bom Retiro do Sul é para mudar este cenário”, explicou Fernando.

No âmbito do poder público municipal, a estação vem de encontro a uma antiga necessidade, onde há mais de oito avaliava-se a possibilidade de se ter uma estação nos moldes da que está sendo inaugurada, pela necessidade de melhoramento do índice de qualidade das águas (IQA), dos córregos do município, desde o bairro São João até o desague no rio Taquari.

De acordo com avaliações ambientais, conforme os córregos passam pela cidade, a quantidade de esgoto aumenta a um nível extremamente elevado, com a poluição chegando ao Rio Taquari e potencializando os prejuízos à saúde de todos que, de uma forma ou outra, dependem das águas dos rios, desde o consumo a atividades de lazer e econômicas, sobretudo da preservação ambiental.

Atualmente, grande parte do esgoto doméstico vai para vários arroios, que em muitas situações, estão irregulares, passando inclusive, pela rede de drenagem pluvial das ruas, situação está que deverá mudar no futuro com as atividades da estação de tratamento. Para Jonas, no final do tratamento da ETE, a água será de melhor qualidade do que a que está passando hoje, pois terá análise permanente antes do seu lançamento no arroio.

“Quanto ao local da ETE, fizemos a restauração da antiga estação de tratamento, implantando canos, bombas e motores novos, para garantir o perfeito funcionamento. Porém, a estrutura está consolidada próxima ao córrego, não sendo uma atividade nova, onde obtivemos a regularização da mesma junto aos órgãos ambientais. Com isso, a nova ETE irá melhorar a qualidade das águas dos córregos do município, com o tratamento adequado do esgoto que hoje ainda é lançado neles”, salientou Jonas.

Ainda conforme Carlos Alexandre, o trabalho de monitoramento do IQA dos córregos do município na área urbana, é acompanhado desde o início do projeto pelo Ministério Público Estadual de Estrela, que vem cobrando a melhoria da qualidade das águas a cada ano, o que só se torna possível com uma estação de tratamento no município.

Com um investimento próximo a R$ 300 mil, a empresa Aquarium irá investir na preservação do meio ambiente, além da geração de emprego e renda para o município. AI/NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui