Estacionamento rotativo de Arroio do Meio promete ser mais rigoroso a partir do fim do mês

Veículo que exceder o período de 1h30 na mesma vaga será autuado e Brigada Militar poderá guinchá-lo


0
Veículo que exceder o período de 1h30 na mesma vaga será autuado e Brigada Militar poderá guinchá-lo (Foto: Caroline Silva)

A partir do final deste mês os motoristas que circulam pelo centro de Arroio do Meio precisarão se atentar ainda mais ao limite de 1h30 de estacionamento em uma mesma vaga no sistema rotativo. Isso porque foi sancionado pelo prefeito Danilo Bruxel um projeto que prevê mudanças mais rigorosas no estacionamento.

Coordenador de Trânsito, Alex Sandro Theves (Foto: Caroline Silva)

O coordenador de Trânsito, Alex Sandro Theves, explica que o veículo que exceder o limite será notificado por um sistema eletrônico – em breve implantado. “Será nos mesmos moldes de antes da suspensão, a diferença é que será feito de forma automática, e passando 1h30 o automóvel será notificado e autuado pela BM. Após a autuação poderá haver o recolhimento se o automóvel não for retirado pelo motorista”, conta.

Ele também fala que essas punições já eram previstas em lei, mas não funcionavam na prática porque não havia um responsável por realizar o serviço. “Não tinha como comprovar o tempo de estacionamento. O proprietário poderia tirar a informação e não tinha mais como saber o horário”, comenta.

Outra novidade é que proprietários de terrenos ociosos no centro da cidade, poderão ceder ao município para utilizar de estacionamento, desafogando ainda mais o sistema. Theves explica que dessa forma, esses proprietários ficarão isentos do IPTU desses lotes.“Ele poderá oferecer para a prefeitura em troca da isenção do IPTU. O município vai limpar a área para poder utilizar por um período que será combinado entre o município e o proprietário do terreno”, destaca.

A prefeitura deverá contratar três funcionários para atuar como monitores de trânsito. O novo sistema tem 45 dias para atuar em caráter experimental.

CDL comemora

Estacionamento rotativo também é assunto para a Câmara de Dirigentes Lojistas de Arroio do Meio (CDL). O presidente da CDL, Tiago Neumann, diz que a entidade está contente com a nova medida, já que hoje as vagas de estacionamento são disputadas entre clientes e comerciantes. Para ele, a possibilidade de terrenos serem ocupados por veículos abrirá mais vagas para os clientes. “As áreas são boas, quem tem que deixar o carro o dia inteiro, que fica nessas áreas, tem até sombra em algumas, são muito boas, para deixar as vagas nas ruas principais para os clientes”, ressalta.

Presidente da CDL, Tiago Neumann (Foto: Caroline Silva)

Neumann diz que a prioridade é os clientes e precisa haver conscientização dos trabalhadores do comércio. “O sistema eletrônico será excelente. O importante agora é que volte a funcionar e as pessoas se conscientizem. A CDL já vem há anos fazendo campanha para que os comerciantes não coloquem os carros na rua principal, as vagas são para os clientes, e isso ainda acontece, então só penalizando”, declara.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui