Estado atribui dois óbitos e 36 novos casos da Covid-19 para região nesta terça-feira

Mortes já haviam sido informadas pelo HBB. Arvorezinha registrou um óbito na noite desta segunda-feira, mas ainda não foi reconhecido pelo estado.


0
Foto: Shutterstock. / Reprodução

Mais 36 testes positivos da Covid-19 foram atribuídos ao Vale do Taquari pela Secretaria Estadual da Saúde em boletim divulgado na tarde desta terça-feira (30). Os casos são nos municípios de Lajeado (dez); Teutônia (nove); Roca Sales (quatro); Arroio do Meio (dois); Estrela (três) e Poço das Antas (três). Bom Retiro do Sul, Paverama, Santa Clara do Sul, Muçum e Fazenda Vilanova, registraram um caso novo em cada cidade.

Além disso, o estado contabilizou mais dois óbitos para região, que envolvem pessoas de Teutônia e Lajeado. O caso de Lajeado já havia sido informado pelo Hospital Bruno Born (HBB) na manhã desta terça-feira. Trata-se de um idoso de 80 anos. Ele tinha doença pulmonar, diabetes e hipertensão, e não era residente de lar de idosos. Foi a 22ª morte por coronavírus em Lajeado.

A outra morte, de um homem de 70 anos, é de um morador de Teutônia. Ele estava internado na UTI do Hospital Santa Terezinha, em Encantado, desde o dia 18 de junho. Ele veio a óbito no domingo (28) às 8h40. No entanto, o Estado somente confirmou a morte associada a Covid-19 nesta terça-feira. O paciente tinha histórico de diabetes e hipertensão.

Ainda há dois outros óbitos notificados pelas prefeituras da região, mas que ainda não foram contabilizados pelo Estado, sendo um total de 45 óbitos por Covid-19 em dez municípios. Um deles é a terceira morte no município de Teutônia, informada na manhã desta terça-feira (30) pelo HBB. Trata-se de um homem de 70 anos que tinha diabetes e estava internado desde o dia 9 de junho.

Também foi confirmado, pela Secretaria Municipal de Saúde de Arvorezinha, na noite desta segunda-feira (29), a primeira morte de um munícipe com o novo coronavírus. O paciente, de 76 anos, tinha hipertensão. Esse caso ainda não foi reconhecido pelo estado.

Nesta segunda-feira (29) foram atribuídos 13 novas situações de infecção para região. Em Lajeado, a prefeitura contabiliza um total de 1.653 casos para o município. Há uma divergência quanto aos números divulgados pelo estado. A Secretaria Estadual da Saúde confirma 1.627 pessoas que já testaram positivo para doença na cidade.

Conforme a prefeitura, foram 11 novos casos confirmados de PCR e dez casos de PCR considerados recuperados nesta terça-feira. Deste, 18 novos casos de testes rápidos e 19 considerados curados. O número de pessoas recuperadas em Lajeado, segundo o executivo municipal, é 1.614. São 22 óbitos, restando 17 casos ativos. Contabilizando os dados repassados pela Secretaria de Saúde do Estado, a região chegou a 3.118 casos de coronavírus, sendo que, conforme as prefeituras de referência, 2.794 (89,6%) pessoas estão recuperadas. São 281 pacientes ativos (9,0%) e 43 óbitos (1,37%).

O Rio Grande do Sul registra nesta terça-feira (30), 1.293 novos casos de Covid-19 e chega a um total de 26.941. O número estimado recuperados é de 21.666 (80% dos casos); em acompanhamento são 4.661 (17%); e 614 óbitos, sendo 32 deles registrados nesta terça

O Brasil tem 58.927 mortes por coronavírus e 1.383.678 casos confirmados até às 13h desta terça-feira (30), aponta um levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Leitos no Vale

Dos 65 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais do Vale do Taquari, 34 estão ocupados, ou seja, 52,3%. Do total de internados, 13 estão na UTI Covid, que representa 38,2%, sendo sete com suspeita de coronavírus e outros seis com a doença confirmada.

O Hospital Bruno Born, de Lajeado, tem 30 leitos de UTI, sendo 22 ocupados na tarde desta terça-feira (73,3%). Sete são de pacientes na UTI Covid e 15 na UTI Adulta. O Hospital Estrela, em Estrela, dispõem de 20 leitos de UTI. Dez estão ocupados (50%). São cinco na UTI Adulta e cinco na UTI Covid-19.

O Hospital Beneficente Santa Terezinha, de Encantado, tem cinco leitos de UTI. Há apenas uma pessoa ocupando leito Covid, representando 20% da capacidade. O Hospital de Caridade São José, de Taquari, tem dez leitos disponíveis, sendo um ocupado por paciente de UTI Adulto, que presenta 10% da capacidade total de ocupação.

Texto: Gabriela Hautrive
producao@independente.com.br

Arte: Grupo Independente

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui