Estado confirma bandeira laranja para o Vale do Taquari

Lajeado e região entram na oitava semana com a mesma classificação.


0
Mapa do RS deixou metade das regiões gaúchas em vermelho (Foto: Divulgação)

Pela oitava semana consecutiva, o programa de Distanciamento Controlado do governo do Rio Grande do Sul confirmou a bandeira laranja para o Vale do Taquari. Isso significa que a região tem risco médio para a Covid-19, com média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação da doença.

A partir da atualização, que vigora imediatamente, o comércio e os serviços seguem com as mesmas regras de funcionamento, impostas pelo Estado. Elas são válidas para os 37 municípios que compõem a regional de Lajeado, definida pelo governo.

No período utilizado para a amostra, de 26 de junho a 2 de julho, a região teve 187 testes positivos de Covid-19 e oito mortes provocadas pela doença. Os números mostram aumento de 13 infecções (7,4%) e sete falecimentos (700%), se comparado com os números do período anterior, que também confirmou a bandeira laranja.

Dos 3.246 testes positivos que o Vale do Taquari já teve até esta sexta-feira,, 2.929 é de pessoas recuperadas (90,2%), 278 ativas, ou em tratamento (8,4%), e 46 óbitos (1,4%). No dia foram 57 novas infecções, ou seja, não contam para a atual rodada.

Integram a região de Lajeado (R29 e R30), segundo o governo do Estado, os seguintes municípios: Anta Gorda, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Ilópolis, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Muçum, Nova Bréscia, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul, São José do Herval, São Valentim do Sul, Sério, Taquari, Teutônia, Travesseiro, Vespasiano Corrêa e Westfália. Dos 37 municípios, três não tem casos confirmados de coronavírus segundo a Secretaria Estadual de Saúde: Ilópolis, Putinga e Coqueiro Baixo.

Texto: Natalia Ribeiro
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui