Estado contabiliza 32 novos casos de coronavírus para região nesta quinta-feira

O total de casos no Vale do Taquari é 3.440. Destes, 2.995 são pessoas recuperadas da doença, que representam 87%.


0
Foto Reprodução/Freepik

A Secretaria Estadual de Saúde do Estado contabiliza 32 novos casos de coronavírus para o Vale do Taquari nesta quinta-feira (9). São pessoas de Lajeado (21); Teutônia (cinco) e Imigrante (três). Estrela, Paverama e Santa Clara do Sul registraram um caso novo em cada município. Foram retirados três casos para Teutônia e um para Estrela. Sendo assim, as cidades seguem com 356 e 244 pessoas que já contraíram o vírus, respectivamente. Isso acontece por conta de contabilização com duplicidade, que depois é corrigida pela secretaria estadual. Nesta quarta-feira (8) foram 51 novos casos. 

Também foi informada pelo prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus (PT), o ‘Maneco’, nesta quinta-feira, a terceira morte por Covid-19 com morador do município. O óbito ainda não está contabilizado pelo governo do estado. O paciente contraiu a doença no município e estava internado há alguns dias no Hospital de Caridade São José. O total de casos no Vale do Taquari é 3.440. Destes, 2.995 são pessoas recuperadas da doença, que representam 87%. Outras 399 estão ativas para o vírus (11,5%). Já no número de óbitos, 46 moradores da região faleceram vítimas da doença, conforme dados do estado, que representam 1,3% do total. O novo óbito no município de Taquari, que faz com que o Vale chegue a 47 mortes, ainda não foi contabilizado pela Secretaria Estadual de Saúde.

Conforme o boletim mais recente da Prefeitura de Lajeado, divulgado na tarde desta quinta-feira (9), foram seis novos testes positivos no dia de hoje. Também foram contabilizados cinco novos pacientes recuperados. Sendo assim, segundo a administração municipal, Lajeado tem 1.718 casos confirmados; 1.677 recuperados e 23 óbitos, restando 18 pacientes ativos. Há uma diferença quanto as números repassados pelo estado, pois os testes positivos são primeiro informados para a administração, que depois os replica para Secretaria Estadual da Saúde. Por isso pode haver demora na atualização.

O Rio Grande do Sul registra nesta quinta (9), 1.015 novos casos de Covid-19 e chega a um total de 36.434. O número estimado recuperados é de 30.240 (83% dos casos); em acompanhamento são 5.324 (15%); e 870 óbitos, sendo 45 deles registrados nesta quinta. O Brasil tem 68.355 mortes por coronavírus e 1.727.279 casos confirmados até às 13h desta quinta-feira (9), aponta levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. A atualização das 8h registrou 68.089 mortos e 1.719.660 casos confirmados pelo coronavírus.

Leitos de UTI no Vale

Dos 65 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) nos hospitais do Vale do Taquari, 39 estão ocupados, ou seja, 60%. Destes, 15 ocupam leitos de UTI Covid, sendo 10 casos confirmados e cinco casos suspeitos, que representam 38,4% do total. Outras 24 pessoas estão em UTI normal, sem contaminação pelo coronavírus.

O Hospital Bruno Born, de Lajeado, tem 30 leitos de UTI, sendo 21 ocupados na tarde desta quinta-feira (70%). Quatro são de pacientes na UTI Covid e 19 na UTI Adulta. O Hospital Estrela, em Estrela, dispõem de 20 leitos de UTI, sendo que 12 estão ocupados (60%). São cinco na UTI Covid e sete na UTI Adulto.

O Hospital Beneficente Santa Terezinha, de Encantado, tem cinco leitos de UTI sendo que três estão ocupados, todos na UTI Covid, sendo duas pessoas com confirmação do vírus e uma com suspeita, representando 60% de ocupação. O Hospital de Caridade São José, de Taquari, tem três pacientes internados na UTI Covid. São dez leitos disponíveis, sendo que 30% estão ocupados.

Texto: Gabriela Hautrive
producao@independente.com.br

Arte: Grupo Independente

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui