Estado dá aval para volta às aulas no Vale do Taquari a partir desta terça-feira

Mesmo com permissão, nenhum município teria informado a retomada do ano letivo.


0
Imagem ilustrativa (Foto: Agência Brasil)

O governo do Rio Grande do Sul informou, nesta segunda-feira (7), que o Vale do Taquari está apto a retomar as aulas presenciais a contar desta terça-feira (8). Isso porque a região de Lajeado, como é conhecida no Distanciamento Controlado, teve duas semanas de classificação laranja no programa. Uma delas conquistada na segunda-feira, quando o Estado atendeu a recurso da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e reviu a bandeira vermelha, que era preliminar, e foi divulgada na última sexta-feira (4).

Por mais que o Estado tenha anunciado a permissão para os 37 municípios que compõem a região de Lajeado, nenhum deles informou interesse em reabrir os colégios para receber os estudantes nesta terça-feira – tanto na rede pública quanto na privada. A informação é do presidente da Amvat e prefeito de Imigrante, Celso Kaplan. Das 26 prefeituras que já entraram em contato com a entidade para tratar do assunto, nenhuma pretende voltar nesta semana.

O calendário

Apresentado às associações regionais dos municípios do Rio Grande do Sul no dia 2 de setembro, o calendário do Estado conta com previsão de retorno gradual das atividades. A começar pela Educação Infantil, em 8 de setembro; seguindo com Ensino Superior e Ensino Médio, 21 de setembro; Ensino Fundamental/anos finais, 28 de outubro; e Ensino Fundamental/anos iniciais, 12 de novembro. A ocupação das salas deve ser de 50% e as medidas sanitárias como distanciamento e uso de máscara deverão ser observadas. Os pais que mandarem os filhos ao colégio precisarão assinar termo de responsabilidade.

Inicialmente o Piratini informou que as regiões precisam cumprir duas semanas em bandeira amarela ou laranja para retomar as atividades presenciais, ou seja, a partir de 15 de setembro. O entendimento, contudo, mudou a partir da publicação do decreto, na noite de sábado (4). A informação é da assessoria de imprensa do governo gaúcho.

Volta às aulas no RS

Ao todo, 11 regiões do Distanciamento Controlado foram habilitadas para retomar as aulas presenciais nesta terça-feira. São elas: Lajeado, Santa Maria, Uruguaiana, Taquara, Guaíba, Passo Fundo, Pelotas, Bagé, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul. Outras dez regiões do programa não foram habilitadas, já que não tiveram as duas últimas semanas em bandeira amarela ou laranja.

Há informações de que municípios na Serra, como Bento Gonçalves e Caxias do Sul, terão a retomada dos encontros a contar desta terça. Lajeado, por exemplo, anunciou que prevê voltar a receber os estudantes da Educação Infantil apenas no dia 1º de outubro.

Texto: Natalia Ribeiro
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui