Estado entrega ônibus escolares para duas cidades do Vale do Taquari

Os municípios contemplados foram Estrela e Teutônia. Investimento total da Seduc é de R$ 10 milhões em 46 veículos.


0
Foto: Governo do RS / Divulgação

A entrega de 46 ônibus escolares para qualificar o transporte em regiões onde a moradia dos estudantes fica distante dos colégios foi realizada nesta quinta-feira (21) pela Secretaria de Educação (Seduc), beneficiando cerca de 10 mil alunos de 41 municípios. N o Vale do Taquari, os municípios contemplados são Estrela e Teutônia. Dez veículos emplacados e prontos para uso já foram conduzidos para os primeiros municípios nesta quinta-feira.

O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite, dos secretários da Educação, Faisal Karam, e de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, do deputado federal Carlos Gomes, do presidente substituto do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Gabriel Villar, e do diretor de Ações Educacionais do FNDE, Garigham Amarante.

O investimento para a aquisição dos veículos foi de R$ 9.844.000. O recurso é oriundo do FNDE, pelo programa Caminho da Escola, do governo federal, que tem como objetivo renovar, padronizar e ampliar a frota de veículos escolares das redes públicas de Educação Básica. Voltado a estudantes residentes, prioritariamente, em áreas rurais e ribeirinhas, o programa oferece ônibus fabricados especialmente para o tráfego nestas regiões, sempre visando à segurança e à qualidade do transporte.

A compra foi feita mediante cessão de uso para os municípios contemplados. Os veículos são da fabricante Iveco, no modelo Iveco Bus 10-190. Cada ônibus comporta 44 alunos sentados e um motorista e tem suspensão reforçada, o que reduz o balanço e permite acesso a lugares de relevo acidentado. O veículo possui acessibilidade, contando com plataforma para receber estudantes cadeirantes.

“A segurança na educação também vem do transporte escolar. Segurança de que o ônibus não vai estragar e de que o aluno vai chegar à escola. Por isso, agradeço à parceria do FNDE e do deputado federal Carlos Gomes que, somado aos esforços do Estado, trabalhou para que esses novos ônibus chegassem aos municípios e às suas áreas rurais. Estamos todos juntos para proporcionar uma educação de qualidade e garantir um futuro melhor para o nosso Rio Grande do Sul”, afirmou o governador.

O secretário Faisal Karam disse que este é mais um investimento que qualificará o ensino do Estado. “Trabalhamos para oferecer a melhor estrutura possível aos nossos estudantes e professores. Estes 46 ônibus, que já estão sendo entregues, irão garantir o ensino presencial para os alunos que mais necessitam desta infraestrutura. É um grande dia para a comunidade escolar gaúcha”, avaliou.

O deputado Carlos Gomes, responsável pela articulação para obter o recurso do Ministério da Educação (MEC), destacou a importância da ação. “Estes veículos vão ser utilizados por estudantes que residem nas áreas chamadas de difícil acesso, locais onde não temos ainda pavimentação asfáltica e os alunos têm grande dificuldade de trafegar em segurança. Esta grande parceria entre Ministério da Educação, Seduc e demais entidades permitiu que diversos estudantes fossem contemplados com essas melhorias”, explicou.

Municípios que já receberam os veículos:

Alegrete – 1
Áurea – 1
Barra do Ribeiro – 1
Campo Bom – 1
Capão do Cipó – 1
Caraá – 1
Giruá – 1
Nova Hartz – 1
Novo Hamburgo – 1
Taquara – 1

Municípios que receberão os veículos nos próximos dias:

Araricá – 1
Aratiba – 1
Arroio do Sal – 1
Bento Gonçalves – 2
Camaquã – 1
Capão do Cipó – 1
Carlos Gomes – 1
Charqueadas – 1
Chuí – 1
Cidreira – 1
Erval Grande – 1
Estrela – 1
Farroupilha – 1
Flores da Cunha – 1
Garibaldi – 1
Giruá – 1
Gramado Xavier – 1
Ibirubá – 2
Itati – 1
Ivoti – 1
Montenegro – 1
Nova Alvorada – 1
Parobé – 2
Porto Xavier – 1
Rio Grande – 1
Salto do Jacuí – 1
Santana do Livramento – 1
São Sebastião do Caí – 1
Teutônia – 1
Uruguaiana – 2
Vacaria – 2
Venâncio Aires – 1
Vila Maria – 1

Texto: Gabriela Hautrive / Colaboração: Seduc RS
reportagem@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui