RS espera receber mais de 400 mil doses da vacina contra a Covid até a próxima semana

Se o número se confirmar, será possível avançar nos grupos prioritários inicialmente definidos.


0
Foto: Ilustrativa

A chegada do lote de dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19 produzida na Índia e a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de um lote de 4,8 milhões da Coronavac, na tarde desta sexta-feira (22), vai permitir a continuidade das aplicações no estado. A Secretaria de Saúde do RS vê a possibilidade de receber mais de 400 mil doses até a próxima semana. As contas do Piratini para projetar o montante a ser encaminhado ao Estado levam em conta a mesma proporção do primeiro lote.

Se o número se confirmar (cerca de 100 mil doses da vacina de Oxford e mais de 300 mil da Coronavac), será possível avançar nos grupos prioritários inicialmente definidos, com destaque para os profissionais da saúde, além de iniciar a imunização de novos grupos.

Até o momento, foram vacinados parte dos profissionais que atuam na linha de frente contra a doença, idosos e pessoas com deficiência em instituições de longa permanência, indígenas e quilombolas. Confirmada a chegada do novo lote, seria possível iniciar a imunização de profissionais de unidades básicas de saúde e idosos fora de casas geriátricas.

A definição da idade em que os idosos que residem sozinhos ou com as famílias serão separados para a vacinação será definida posteriormente. Inclusive, como ainda não há nenhuma definição de data para que esse grupo seja vacinado, é preciso aguardar as orientações da Secretaria da Saúde.

Até o momento, o Estado recebeu 341,8 mil vacinas Coronavac, o suficiente para imunizar um público estimado em 162 mil pessoas. Foram repassados aos municípios metade das doses, mantendo a outra metade para a segunda aplicação, em no máximo 28 dias, em quem tomou a primeira dose.

As vacinas que chegaram da Índia deverão começar a ser distribuídas na tarde deste sábado (22). Já o novo lote da Coronavac, aprovado pela Anvisa, ainda não teve a expectativa de distribuição divulgada.

Fonte: GZH

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui