Estado nomeia novo coordenador-adjunto da Saúde no Vale do Taquari

Assessor parlamentar Ederson da Rocha deve assumir função nesta semana.

0
Ederson da Rocha atua há quase nove anos na Assembleia Legislativa, inclusive com assuntos relacionados à saúde (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)

Em publicação no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (11), o governo do Rio Grande do Sul anunciou o nome do novo coordenador-adjunto da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Lajeado. O assessor parlamentar e jornalista Ederson da Rocha, de 42 anos, foi nomeado para o cargo. Ele é natural de Palmitinho, no Noroeste gaúcho, e há 18 anos reside em Teutônia.

Rocha atua há quase nove anos na Assembleia Legislativa gaúcha como assessor parlamentar, sendo a maior parte do período no gabinete do então deputado estadual Ronaldo Santini (PTB), eleito deputado federal em 2018. Desde o começo do ano ele assessora o deputado estadual Dirceu Franciscon (PTB). Rocha é filiado ao PTB.

Na terça-feira (12) o novo adjunto da Saúde pretende se apresentar na Secretaria estadual da Saúde em Porto Alegre, momento em que deve encaminhar a exoneração do emprego de assessor parlamentar. Na assembleia, Rocha coordenou a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, tendo ligação com 245 unidades de saúde no estado. Com relação ao novo desafio ele diz que “entendi que com o conhecimento que tenho posso contribuir com o governo”. Sua gestão deverá ser pautada em atendimento a entidades filantrópicas e secretarias municipais de saúde – o que, segundo ele, fazia durante a atuação na frente parlamentar.

Rocha assumirá a função de Sérgio Schmidt, coordenador interino da 16ª CRS. A regional está sem titular desde março, quando Ramon Zuchetti deixou a função e assumiu a direção do Hospital São Gabriel Arcanjo, em Cruzeiro do Sul. O próximo titular da 16ª CRS ainda não foi anunciado. Rocha diz não ter a informação, mas coloca que a expectativa é para a indicação de uma pessoa filiada ao PP. Ele estima assumir o setor do governo gaúcho no Vale ainda nesta semana. Trinta e sete municípios, com cerca de 325 mil moradores, estão na área de cobertura da 16ª CRS.

Nesta segunda-feira (11) também foi publicado o nome do novo delegado regional do trabalho. Donato José da Silva irá exercer o cargo em comissão. Ele assumirá a vaga deixada por Deoli Graff, que se afastou do posto ao anunciar desfiliação do MDB, em outubro. As nomeações publicadas hoje colocam pessoas ligadas ao governo de Eduardo Leite (PSDB) em cargos de chefia. Os anteriores haviam sido proclamados pelo ex-governador José Ivo Sartori (MDB), que deixou o cargo no fim de 2018.

Texto: Natalia Ribeiro / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui