Estado recebe cinco pedidos de reconsideração ao mapa da 32ª rodada

Apenas Cruz Alta recebeu classificação de bandeira laranja no mapa preliminar divulgado na sexta-feira.


0
Foto: Governo do RS

Pela primeira vez com bandeira preta, que indica risco epidemiológico altíssimo, o mapa preliminar do Distanciamento Controlado recebeu cinco pedidos de reconsideração, até às 6h deste domingo (13) nesta 32ª rodada. As solicitações para reduzir o nível de restrições vieram de associações regionais e municípios classificados previamente em vermelho e preto.

A piora de indicadores de leitos disponíveis e o aumento de casos de contágio e de internação por coronavírus resultaram em duas bandeiras pretas – regiões de Pelotas e Bagé – e outras 18 vermelhas (risco alto). Apenas Cruz Alta recebeu classificação de bandeira laranja (risco médio) no mapa preliminar divulgado na sexta (11).

A bandeira preta é a restrição máxima prevista pelo modelo de Distanciamento Controlado, e significa que tanto a capacidade hospitalar como o contágio por coronavírus alcançaram níveis críticos na região. Vale lembrar que bandeira preta não é o mesmo que lockdown.

Caso a classificação para risco altíssimo se mantenha no mapa definitivo, a ser divulgado na tarde de segunda-feira (14) no site do governo do Estado, restrições mais rígidas serão aplicadas nas regiões de Bagé e de Pelotas a partir da terça-feira (15). Antes disso, os pedidos de reconsideração serão analisados pelo Gabinete de Crise.

A suspensão do sistema de cogestão do Distanciamento Controlado, uma das medidas tomadas pelo governo para tentar conter o aumento da curva de contaminação e de internações no Rio Grande do Sul, é válida até esta segunda (14). Eventual manutenção ou novas medidas serão anunciadas juntamente com o mapa definitivo da 32ª rodada. AI/CS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui